Experiência de Marca

Iniciativa troca doações por descontos em lojas

Roupas, brinquedos, livros, móveis… Tem objetos em casa para doação e está sem tempo de levá-los para alguma instituição (ou está com preguiça mesmo)? Então, talvez, a iniciativa da Bluemerang possa ajudá-lo.

Roupas, brinquedos, livros, móveis… Tem objetos em casa para doação e está sem tempo de levá-los para alguma instituição (ou está com preguiça mesmo)? Então, talvez, a iniciativa da Bluemerang possa ajudá-lo.

Trata-se de uma ferramenta on-line que conecta pessoas que querem doar de entidades que precisam de doações.

A ação é simples. Os interessados em doar acessam o perfil da Bluemerang no Facebook, enviam uma mensagem privada aos organizadores informando nome, endereço e os objetos que querem doar e agendam uma data para retirada dos itens. Por enquanto, a equipe só atende em São Paulo.

bluemerang

As doações são, então, encaminhadas para entidades parceiras da Bluemerang – entre elas, o Exército da Salvação. Para saber qual organização foi beneficiada com seus objetos, o doador só precisa rastrear os itens, a partir de código entregue pela equipe da iniciativa no momento da retirada.

E tem mais! O nome da iniciativa não é à toa: Bluemerang é uma referência ao objeto voador boomerang, para passar a mensagem de que “tudo que vai, volta”. É que aqueles que participam da iniciativa fazendo doações acumulam pontos que podem ser trocados por descontos em lojas e restaurantes parceiros. Entre eles, a King Sneakers, Mundo Corrido e Your Id e o restaurante Juca Alemão.

Há quem critique oferecer benefícios para quem faz as doações, alegando que boas ações devem ser feitas por pura solidariedade – e não esperando algo em troca.

Para quem não curte a ideia, fica a dica: por que não usar os descontos nas lojas e restaurantes para comprar roupas, sapatos ou mesmo um prato de comida para quem, realmente, precisa?

Confira abaixo o vídeo da iniciativa:

Por Débora Spitzcovsky/Planeta Sustentável.