Do dia 23 de agosto até 15 de outubro entidades parceiras do Instituto História Viva receberão apresentações teatrais do projeto “Ouvir e Contar – Espetáculos Itinerantes”.
A iniciativa convida a plateia a viajar no mundo do faz de conta, construído sob a inspiração de histórias escritas a partir de episódios da biografia de nove idosos abrigados, contadas por eles a um grupo de voluntários Ouvidores de Histórias.
Ao todo serão 38 apresentações gratuitas e abertas ao público em mais de 15 instituições filantrópicas, entre hospitais, casas lares e centros culturais. A primeira delas acontece no Lar dos Idosos Recanto Tarumã, às 16h, no dia 23 de agosto.
Arte: Priscila Sanson.
Durante quatro, das nove produções integrantes do projeto ilustrações da artista paranaense Priscila Sanson, no formato de páginas de livro, serão apresentadas em um telão, proporcionando à plateia uma experiência narrativa e tecnológica.
Em outras duas, elementos de inclusão junto ao deficiente visual serão inseridos no contexto, e em outras três personagens saltam da tela em uma autêntica ilustração viva.
“Queremos que a plateia reflita sobre a importância da sabedoria dos idosos, aliada à certeza de que as histórias nunca morrem e podem ser integradas com arte à cultura de uma comunidade, produzindo educação, valores, sentidos e despertando o senso crítico de crianças, jovens e adultos”, explica Roseli Bassi, coordenadora geral do projeto e diretora-fundadora do Instituto História Viva.
“Ouvir e Contar – Espetáculos Itinerantes” conta com o apoio da Volvo, Air Liquide, Berneck, Randon Rodoparaná e Fiat Powertrain. O calendário completo das apresentações e mais informações sobre o projeto estão disponíveis aqui.