A cidade de Carambeí, na região dos Campos Gerais, se prepara para receber os cooperados da Batavo no dia 1º/08, no Pavilhão de Exposições Frísia – Parque Histórico de Carambeí.
Vindos de diversos municípios do Paraná, os cooperados são produtores rurais de diferentes atividades agropecuárias que contribuem para a economia do Estado, atuantes no mercado de soja, milho, feijão, trigo e outros cereais de inverno, além de produção de sementes, pecuária de leite e suínos.
Esta festividade acontece na data em que a Batavo completa 89 anos de história, sendo uma das mais antigas cooperativas do País. No local do evento, haverá programação voltada para gestão nas propriedades rurais.

Além da grande confraternização, os associados poderão participar de várias palestras voltadas a temas técnicos nas áreas agrícola, pecuária de leite, pecuária suinícola, além de macroeconomia, trazendo um panorama global sobre tendências de mercado.
A Batavo inicia os temas do evento mostrando a evolução das unidades de negócio e o resultado financeiro do primeiro semestre, projetando mais um ano positivo e de crescimento no agronegócio nacional.
De acordo com o presidente, Renato Greidanus, “O principal objetivo do Dia do Cooperado é trazer temas relevantes para auxiliar os produtores em suas atividades, trazendo diferenciais para uma gestão voltada a resultados práticos com mais competitividade para dentro da porteira, sempre focando no mercado global para aproveitar tendências do setor. Além do mais, o evento proporciona um clima de integração e troca de conhecimentos imprescindíveis para o crescimento e relacionamento da classe.”, registra o presidente, observando a oportunidade que a cooperativa proporciona nestes eventos.
Este ano, além das palestras técnicas da Fundação ABC (Capal-Arapoti, Batavo-Carambeí, Castrolanda-Castro), que contribuem para a produtividade agropecuária e uso racional de tecnologias, o evento também trará temas para gerenciamento de propriedades rurais e orientações para melhoria do desempenho da produção e da qualidade, como é o caso da palestra para pecuaristas de leite.
Na área suinícola, o foco será na gestão de mão de obra, algo fundamental numa atividade que depende deste fator para maximizar ganhos e minimizar perdas nos processos.
Palestra Magna
Nesta edição, para o tema “Macroeconomia e Agronegócio”, a Batavo trará o economista e ex ministro da Agricultura, Marcus Vinícius Pratini de Moraes. Num setor tão competitivo como o do agronegócio, entender sobre a dinâmica do mercado também faz parte do perfil empreendedorismo dos cooperados da Batavo.