Experiência de Marca

i-Cherry une marketing de incentivo e ação social

A agência de marketing digital e conteúdo web da Capital paranaense montou um álbum de figurinhas com a foto dos seus colaboradores. A diferença, é que para conquistá-las, uma ação social tinha que ser realizada.

O Álbum da Copa é uma febre nacional. Nos finais de semana, praças e parques de todo o Brasil viram ponto de encontro de troca por quem está na luta para completá-lo.

Prestando atenção neste movimento, Alexandre Kavinski, CEO da agência de marketing digital e conteúdo web paranaense i-Cherry, sugeriu o desafio para parte de sua equipe: “Vamos criar um álbum de figurinhas com o nosso time.”

Foi assim que o time formado por Amanda Ronconi, Tiago Berezoski, e Jeniffer Pimenta, da i-Cherry, começou a desenvolver o projeto. Tudo foi feito em segredo, inclusive os colaboradores tiraram as fotos sem saber qual a finalidade.

Fotos: Divulgação/i-Cherry.

icherry album figurinhas 1

“A ideia surgiu de forma espontânea e se desenvolveu naturalmente, o resultado nos deixou muito orgulhosos. Esta é a verdadeira identidade da i-Cherry” comenta Beatriz Nunes, diretora de RH da agência.

O objetivo era lançá-lo antes do início da Copa do Mundo, o que fez coincidir com a ação de inverno que a agência promove todos os anos.

Em junho de todos os anos os colaboradores saem pelo centro de Curitiba distribuindo doações de roupas aos moradores de rua para amenizar o frio que faz na cidade no inverno.

Foi aí que o álbum ganhou um novo objetivo além da integração: ajudar o próximo. Cada colaborador recebeu um álbum com 15 figurinhas e para conseguir mais é preciso doar roupas, alimentos ou produtos de higiene pessoal. Além das roupas para os moradores sem teto, os mantimentos e materiais de higiene serão doados também aos desabrigados das chuvas no Paraná.

icherry album figurinhas 2

Segundo Kavinski, a iniciativa atingiu diferentes objetivos, “Queríamos aproveitar não o momento de Copa, mas especialmente o momento lúdico de montar álbum de figurinhas, valorizando as pessoas. Isso nos ajuda também a mostrar de forma bem descontraída para o cliente quem são os ‘times’ que cuidam de sua comunicação. E por fim, conseguimos aliar a isso uma camada de responsabilidade social, que foi a cereja do bolo!”.

Derrubando Fronteiras

A agência tem escritórios em Curitiba, São Paulo, Londres e San Diego, nos Estados Unidos. Esta distribuição dos escritórios faz com que nem todos os funcionários se conheçam e a ação ajudou a aproximar as equipes, mesmo que alguns deles apenas por fotos.

“A integração não podia ser melhor. Os colaboradores aproveitam todos os intervalos para trocar figurinhas, e, assim como no Álbum da Copa, já elegeram até quais são mais difíceis de conseguir”, conta Jeniffer Pimenta.

No dia 10/06, os álbuns foram entregues com as figurinhas iniciais e um incentivo adicional de R$ 200,00 em compras para quem completasse primeiro. “A alegria das pessoas foi recompensadora. Atroca de figurinhas aconteceu na hora e espontaneamente. Ali já vimos que seria um sucesso”, comenta Jeniffer.

icherry album figurinhas 3

Um dia depois da entrega um funcionário já havia completado as 104 figurinhas do álbum. “Mesmo com um ganhador já definido, as doações não pararam e a luta para completar as seleções continua a todo vapor”, revela Tiago Berezoski.