Experiência de Marca

Maior pé-de-moleque do mundo é mineiro

Na noite de 14/06, a cidade de Piranguinho recebeu cerca de dez mil pessoas para conferir a medição de 19 metros e 10 centímetros do maior doce de pé-de-moleque já feito no mundo.

Na noite de 14/06, a cidade de Piranguinho recebeu cerca de dez mil pessoas para conferir a medição de 19 metros e 10 centímetros do maior doce de pé-de-moleque já feito no mundo.

A Festa do Pé-de-Moleque foi organizada pela Prefeitura Municipal com participação de onze produtores da cidade que utilizaram mais de 100 quilos de rapadura e 200 quilos de amendoim para preparar o doce e depois servir para o público presente.

O Circuito Caminhos do Sul de Minas (CTCSM) é apoiador do evento e na presença do seu presidente, Zeca Maurício, parabenizou e incentivou os responsáveis pela organização.

Foto: Divulgação/CTCSM.

maior pe de moleque do mundo

“A cada ano essa festa surpreende. A organização e a participação da comunidade nos chamam a atenção. É um evento de muito orgulho para toda nossa região, pois o pé-de-moleque é a marca da gastronomia do Circuito Caminhos do Sul de Minas”, declarou Zeca.

A cerimônia de preparação do doce foi encantadora, com a presença de crianças das escolas municipais que, cantando a música própria da festa, entraram com os tabuleiros representando as barracas participantes da festa.

Por volta das 20h, os produtores deram início à confecção do doce, e, depois, de quase duas horas de preparo, fizeram a medição oficial e entrega para o público presente.

O prefeito municipal, Antônio Carlos Silva, o Toninho, acompanhou toda a festa, ajudou a fazer o doce e recebeu autoridades que prestigiaram o evento. Entre elas, destaque para o deputado estadual, Ulysses Gomes, e os prefeitos das cidades de Brazópolis, Delfim Moreira e Pedralva.

Esta nova medida do ‘Maior Pé-de-Moleque do Mundo’ bateu o limite da própria festa, que era de 18 metros, em 2013. Esta nova medida (19,10cm) recorde já está registrado no Livro Rank Brasil, o livro dos recordes brasileiro. Lembrando que o processo de produção artesanal do doce é patrimônio imaterial do Estado, reconhecido pelo seu por meio da lei 18.057/2009.

Fonte: Circuito Caminhos do Sul de Minas.