Uma competição solidária vai marcar o mês de junho em Curitiba. A Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, lançou no dia 02/06, a campanha “Doe Sangue pelo Esporte”, em prol do Biobanco do Hospital de Clínicas e com a participação dos atletas incentivados pela Lei Municipal de Incentivo ao Esporte.
A campanha se estende até o dia 30/06, e tem a parceria do Clube Atlético Paranaense, Coritiba Football Club (por intermédio do projeto social Coritiba Retribui), Paraná Clube, Rádio Transamérica e Revista Só Futebol.
Será realizada uma competição entre os torcedores dos três principais clubes de futebol da cidade e aquele que angariar o maior número de doações de sangue será considerado o de torcida mais solidária.
Foto: Everson Bressan/SMCS.
“Todas as campanhas realizadas com os atletas da Lei de Incentivo têm sido muito positivas, com uma grande adesão dos incentivados. No ano passado, conseguimos 90 doadores de sangue e este ano devemos ter um aumento substancial neste número, pois temos como parceiros os três grandes clubes da cidade. Sabemos que o inverno é um período crítico para as doações de sangue, mas os atletas e a população de Curitiba não vão faltar neste importante momento, ajudando-nos a fazer uma belíssima campanha”, diz o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Aluísio Dutra Junior.
Os participantes – atletas, torcedores e comunidade em geral – concorrerão a uma camisa autografada de um dos times apoiadores. A divulgação dos nomes dos sorteados e da torcida mais solidária acontece no dia 04/07.
“O Coritiba está feliz de participar mais um ano desta campanha. É algo extraordinário de se fazer no Brasil, onde a doação de sangue é muito pouco realizada. Convocamos todas as torcidas a participar, pois isto irá incentivar toda a população”, convida Dirceu Krüger, ídolo histórico e coordenador técnico do Coritiba.
Segundo Eduardo Murilo Novak, diretor de ensino e pesquisa do Hospital de Clínicas, a instituição sempre precisa de campanhas permanentes e pontuais para aumentar as doações e o seu cadastro de doadores.
“Campanhas como a Doe Sangue pelo Esporte são importantes para que os curitibanos se conscientizem e para que possamos ter cada vez mais doadores dispostos a colaborar com a saúde da população. Todos estamos sujeitos a precisar de sangue um dia. A doação tem que ser tornar um hábito para as pessoas”, revela Novak.
Como Participar
• Comunidade, torcedores dos clubes, atletas e convidados dos atletas incentivados pelo município deverão identificar-se na recepção do Biobanco como doador da campanha Doe Sangue pelo Esporte.
• Para concorrer ao sorteio todos deverão assinar a lista de participação disponível na secretaria do Biobanco, marcando a camisa do time que deseja ganhar caso seja sorteado.
• Atletas incentivados pelo município deverão solicitar declaração emitida pelo Biobanco e orientar os amigos que conseguir mobilizar para que assinem a lista de participação disponível no Biobanco. Na coluna nome do doador, assinará quem fez a doação; na coluna nome do atleta incentivado, assinar o nome e indicar a camisa do clube que deseja ganhar caso seja sorteado.
Local das Doações: Biobanco do Hospital de Clínicas.
Endereço: Av. Agostinho de Leão Júnior, 108 (esquina com a Rua Gal. Carneiro) – Centro.
Horário da coleta: segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, e sábado, das 7h30 às 12h30.