Entre as novidades que o Rural Show apresentará na edição deste ano, de 17 a 20/07, em Nova Petrópolis, está a “Exposição de Novilhas e Terneiras das Raças Holandesa e Jersey”, com 100% dos animais registrados, ou seja, todos com origem genealógica conhecida.
Serão apresentadas 110 novilhas e terneiras na exposição organizada pela Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul – Gadolando. “São animais de alta genética, previamente selecionados”, explica o médico veterinário e coordenador da Assistência Técnica da Cooperativa Piá, Carlos Schuenenann.
Foto: Flash Color Cine Som.
Durante os quatro dias de Rural Show, será realizado um concurso entre os animais expostos, com juízes reconhecidos pelo Ministério da Agricultura. “A exposição será oficial e ranqueada, o que gerará pontos que serão especificados no registro dos animais vencedores”, conta Schuenenann.
Segundo o médico veterinário, outro fator importante da exposição é que o julgamento será aberto ao público. “Cada juiz, ao escolher um animal, explica os motivos. E isso será uma fonte de informação para o produtor que estiver assistindo, pois ele aprenderá a reconhecer as características que fazem um animal ter maior valor”, finaliza.
O Rural Show é organizado pela Cooperativa Piá, em parceria com Emater/RS – Ascar e a Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis.