Experiência de Marca

Após dois anos Stock Car volta a Santa Cruz do Sul

Foi em um mês de abril do ano de 1979, também no Rio Grande do Sul, que a modalidade fez a primeira corrida de sua história. E agora, 35 anos depois, a principal categoria do automobilismo brasileiro desembarca em solo gaúcho para apresentar outras novidades da temporada 2014.

Carretas, carros, equipes e pilotos que disputam o título da temporada 2014 da Stock Car chegaram em Santa Cruz do Sul para a segunda etapa do evento que será disputado no dia 13/04.

No domingo, serão disputadas duas baterias com um intervalo de 20 minutos entre elas. A novidade gera grande expectativa na categoria, com pilotos e equipes ansiosos para traçar a melhor estratégia, uma vez que entre as provas os carros ficarão em regime de parque fechado.

O regulamento determina a primeira prova mais longa (40 minutos mais uma volta) e com pontuação maior: são 24 pontos para o vencedor e até o 20º colocado pontua. Na segunda bateria, de 20 minutos mais uma volta, o vencedor soma 15 pontos e a pontuação é distribuída até o 14º colocado apenas.

Ricardo Maurício, campeão em 2013, brigará pelo título novamente (Foto: Zonta – P. Press).

Em 2009, ano em que estreou na categoria, conquistou em solo santacruzense sua primeira vitória. Em 2010, foi pole position e em 2011 assumiu a liderança do campeonato. “Gosto muito da pista, ela já me trouxe grandes conquistas e farei o possível para que dessa vez não seja diferente”, declarou Max.

Novidades

Algumas novidades rechearão as etapas ao longo do ano, a primeira delas é o novo sistema de câmbio da categoria, que passa a ser eletrônico.

Com a troca de marcha realizada através de duas aletas localizadas atrás do volante, a categoria ganha em segurança. “A troca será mais rápida e, além disso, mais segura, pois teremos o controle do carro nas duas mãos durante todo o tempo”, analisa o atual campeão Ricardo Maurício.

Ricardo analisa positivamente as mudanças nos carros (Foto: Zonta – P. Press).

Novos pneus Pirelli, com estrutura diferente, mais largo e com mais composto também são novidades. Inicialmente, o novo sistema desenvolvido pela italiana Magneti Marelli, seria utilizado apenas nos carros de Fórmula I, mas foi disponibilizado para outras categorias, como a Stock Car.