Nos dias 10 e 11/4 a Universidade Federal de Roraima (UFRR) sedia o terceiro Encontro Regional Norte dos Pesquisadores em História da Mídia, vinculados à Rede Alberto de Carvalho (Rede Alcar). O evento será no Bloco I e no auditório Alexandre Borges, no Campus Paricarana, e pretende mobilizar os pesquisadores das Ciências Sociais e Humanas da Região Amazônica.
As discussões relacionadas à temática do encontro, que é o cinquentenário da implantação do Regime Militar no Brasil, pretendem fornecer subsídios para o debate mais profundo do processo de constituição da grande imprensa regional, na íntima ligação com os mecanismos de censura, autocensura e com a história política local.
Haverá ainda um espaço para a reflexão de temas paralelos, como por exemplo, a “imprensa nanica”, a qual parece ter pronunciada importância, mesmo sob o controle exercido pela censura militar. De acordo com o professor e coordenador do evento Luís Munaro, esse tipo de discussão é fundamental para a compreensão dos usos políticos da mídia.
“O encontro vai possibilitar entender melhor os processos de formação da imprensa na Amazônia. Ele vai permitir acessar acervos de memória indispensáveis para a educação política dos cidadãos, principalmente no que diz respeito à sua própria identidade”, revelou Munaro.