Experiência de Marca

Compliance será debatido em Congresso de Comunicação

A área criada pelas empresas para, de forma independente e com poder de decisão, acompanhar as principais operações da organização, em suas várias frentes, e apontar o que vê de errado, falho ou irregular estará na mesa redonda.

Desde a crise internacional de 2008 e 2009, que mostrou a fragilidade dos sistemas corporativos ante ações inescrupulosas no campo da especulação e da corrupção, o mundo empresarial vem-se deparando com a necessidade de aumentar o rigor de seus controles em várias frentes, visando em última instância a zelar pelo próprio negócio e, de forma igual, pela reputação da organização.

É nesse cenário que começa a ganhar relevância o compliance, área criada pelas empresas para, de forma independente e com poder de decisão, acompanhar as principais operações da organização, em suas várias frentes, e apontar o que vê de errado, falho ou irregular.

logo_ Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa

Buscam, com isso, eliminar focos de corrupção, evitar ações ilegais ou desrespeitosas à legislação, inibir atitividades de compadrio ou suborno e muitas vezes até para interferir em ações que de algum modo exponham a organização à opinião pública. É aí que essa atividade atravessa o caminho da comunicação, exigindo muitas vezes mudanças nas estruturas existentes, o que nem sempre acontece de uma forma harmônica e com plena aceitação pelos profissionais da área.

Essa é a discussão que estará em curso na mesa-redonda “A Comunicação, o Sourcing, o Compliance e as novas tendências do mundo corporativo para enfrentar crises e defender marcas, negócios e reputação”, com João José Forni, autor do livro Gestão de crises e comunicação – O que gestores e profissionais de comunicação precisam saber para enfrentar crises corporativas; Sandy Soares, presidente do Comitê de Sourcing da ABA – Associação Brasileira de Anunciantes e gerente de Compras Marketing da PSA – Peugeot Citroën; Bruno Carramenha, professor de Relações Públicas da Faap e gerente de Comunicação da Unilever; e Josefa Lira, ex-diretora de Compliance da Editora Abril e consultora para a área de Compliance de organizações privadas.

O congresso está programado para os dias 06, 07 e 08/05, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.