Experiência de Marca

O Marketing compartilhado na prática

É quando ocorre uma associação de duas ou mais marcas distintas para desenvolver um produto ou serviço que ofereça duplo valor agregado ao consumidor.

O marketing compartilhado é uma prática cada vez mais utilizada pelas marcas, principalmente por empresas de grande porte. Conhecido também como cobranding é algo que tendencia a um grande sucesso.

Cobranding é quando ocorre uma associação de duas ou mais marcas distintas para desenvolver um produto ou serviço que ofereça duplo valor agregado ao consumidor. Ou seja, é a junção de duas marcas reconhecidas por suas qualidades para que associadas consigam ter mais força e se diferenciar frente à concorrência. A estratégia pode ser usada em situações em que o mercado já está saturado ou quando a marca pretende entrar em um novo mercado.

Tatianna Oliva, diretora geral da Cross Networking, diz que “Aliar-se a uma marca que tenha forte credibilidade com o público-alvo pode ser uma boa ferramenta para espalhar mensagens e aumentar visibilidade. O cobranding potencializa as marcas, influenciando a percepção do consumidor e reduzindo investimentos com divulgação.”

Carlinhos Brown e Tatianna Oliva em uma das parcerias (Foto: Promoview).
Carlinhos Brown e Tatianna Oliva em uma das parcerias (Foto: Promoview).

Em entrevista, Tatianna Oliva diz os benefícios de se aderir a esta prática. “Na Cross Networking costumamos dizer que as parcerias estratégicas são uma forma de compartilhar inteligência. Somamos soluções, dividimos experiências, minimizamos custos e multiplicamos os resultados para as marcas e os públicos envolvidos. É uma cadeia de ganha-ganha.”

Temos como exemplo deste modo de trabalho a Veet e a Dettol, Danoninho e Faber-Castell, AGO e Coca-Cola Light Plus, entre muitas outras marcas que se uniram para fazer dar certo um projeto que ambas compartilhavam.

Tatiana ainda esclarece como é o cobranding no Brasil. “A sustentabilidade do negócio das mais variadas empresas está diretamente relacionada ao faturamento, em uma das pontas, e à otimização de tempo e recursos, na outra. Nós atuamos como uma extensão das áreas de marketing das empresas para entender as necessidades de suas marcas e produtos, e oferecer soluções customizadas para ajudar nessa conta. Muitos já descobriram as vantagens de recorrer às parcerias e, numa era colaborativa como a que vivemos, isso só tende a crescer.”

opcambfotomercosul1Para que o cobranding seja bem sucedido, é necessário que as marcas, mesmo que sejam de segmentos diferentes, possuam interesses em comum ao se associarem para que ambas aproveitem as qualidades e diferenciações do parceiro.

É preciso avaliar a essência das marcas envolvidas para que não se corra o risco de fazer uma coisa que não corresponda ao objetivo e não faça sentido para as empresas. Também é importante verificar se o resultado será maior do que o valor das marcas quando atuam sozinhas.

Tatiana Oliva, presidente da Cross Nwetworking, agência da Holding Clube, é uma das 20 mulheres mais influentes no mercado promo brasileiro segundo a lista do Promoview publicada no Anuário Brasileiro de Marketing Promocional 2014. Ela é especialista em ações de co-branding voltadas para o mercado promocional e publicitário.
Tatiana Oliva, presidente da Cross Nwetworking, agência da Holding Clube, é uma das 20 mulheres mais influentes no mercado promo brasileiro segundo a lista do Promoview publicada no Anuário Brasileiro de Marketing Promocional 2014. Ela é especialista em ações de co-branding voltadas para o mercado promocional e publicitário.

Essa prática se espalha em vários meios de comunicação, cada vez mais a internet é uma poderosa ferramenta de comunicação e marketing, logo muito propícia ao desenvolvimento de alianças entre marcas. O Cobranding chegou já com força aos portais, canais de negócios e ao E-commerce. Aliás já existem os cobranded sites como o Yahoo e o Freeserve. Esses movimentos são muito visíveis no que toca à partilha de competências, produtos e serviços em plataformas de sourcing para particulares e empresas.

Os produtos que já são bem conhecidos do público possuem uma vantagem competitiva no cobranding e aliar-se à marca já conhecida fornece credibilidade no novo ramo. Realizada a parceria, deve ser comum haver a divisão de custos e investimentos em campanhas publicitárias, ações de marketing promocional, eventos e outras ações promocionais para divulgação e venda dos produtos.

O cobranding potencializa as marcas e até influencia a percepção do consumidor, reduzindo investimentos com divulgação.

Ao dividir um produto, as empresas envolvidas economizam no investimento publicitário para essa divulgação. Apesar de ser uma parceria que até então só mostra vantagens, poucas empresas tem aderido a essa possibilidade de associar-se a outras marcas que tenham afinidade com a sua para aprimorar produtos e serviços. Aos poucos, o mercado brasileiro vai enxergar esta novidade e trazer ideias inovadoras e eficientes para as marcas.

Por Amaní Cruz