O post foi publicado semana passada pelo site carioca Janela Publicitária.
Nele, Marcio Erlich mostrou o momento delicado que vive aquela que foi uma das mais ativas e criativas agências promo do Rio de Janeiro, entre as principais do País.
Pouco mais de um ano depois de ter anunciado sua associação com a desconhecida OSC, a Biruta decidiu voltar atrás e passar a atuar novamente de forma independente.
Na época em que foi anunciada a associação, o diretor da OSC, Guilherme Borges, informou à Janela que a marca que ele vinha usando seria desativada enquanto ele passaria a se apresentar como o novo diretor geral da Biruta, continuando Alan James, um dos fundadores desta empresa, como diretor de criação.
No release distribuído à época para imprensa, um diretor da Fox, empresa investidora que passou a integrar a sociedade da Biruta em 2011, chegou a declarar que esperava um aumento do faturamento em 50% em 2013. Os resultados, no entanto, não se concretizaram e a Fox se retirou do negócio ainda neste mesmo ano.
Agora, em nova separação, Guilherme Borges desembarcou mas levou junto para a OSC todas as contas que estavam na Biruta, como a empresa de eletricidade Ampla e as regionais da Claro no Rio e em São Paulo, garantindo um faturamento anual em torno de R$ 8 milhões. Guilherme disse à Janela que preferia não falar muito sobre o caso: “Só não conseguimos efetivar a fusão e decidimos continuar cada um com o seu caminho, explicou”.
No post em que anunciou este rompimento, Marcio Erlich fez uma interessante retrospectiva da trajetória mal sucedida da Biruta, que deve ser vista com atenção por todos os promocitarios que seguem o Promoview
Para ele, a Biruta, fundada por Alan com Rafael Liporace e Rômulo Groisman, foi um sopro de renovação no cenário promocional e de mídia alternativa no Rio de Janeiro, quando, no início dos anos 2000, surgiu passeando grupos de bicicleta com placas publicitárias pelas ciclovias da cidade.
A Biruta antecipou a percepção de que as mídias tradicionais não eram suficientes para as marcas chegarem a seus consumidores.” Nosso diferencial sempre foi a inovação”, lembra Alan James, que chegou a contabilizar 30 pessoas na equipe, vindas de diversas áreas de atuação, apenas para buscar novas ideias de mídia.
“Tudo seria perfeito se vivêssemos em um mercado no qual os clientes não só querem comprar inovação como se dispõem a pagar por isso. As pessoas ainda não sabem como pagar por inovação”, lamenta-se James.
A entrada da Fox como grupo investidor – naturalmente com a cobrança de resultados financeiros – forçou a Biruta a procurar alternativas de sustentabilidade. Em 2011, a empresa abandonou o nome “Mídias Mirabolantes” para se apresentar como “Ideias Mirabolantes”.
“Passamos a nos oferecer como fornecedores de estratégias”, relembra Alan James.
Ainda naquele ano, a Biruta anunciou que passaria a cuidar de toda a comunicação da rede de pizzaria Domino’s, do grupo Umbria, e também do Fluminense Football Club. Ambas as contas não ficaram muito tempo na empresa, pouco depois indo a Domino’s para a Artplan e o Fluminense para a Giacometti.
A mudança também foi mal percebida pelo mercado de agências tradicionais, que costumavam chamar a Biruta como fornecedora e passaram a suspeitar que ela havia se tornado uma concorrente.
Em outubro de 2012, Liporace e Groisman deixaram a sociedade, criando em abril de 2013 a sua nova empresa, chamada de AVera!, que o leitor conheceu em primeira mão aqui no Promoview, dedicada a atuar com o “marketing do encantamento”.
Sem sua carteira, levada para dentro da OSC, o futuro da Biruta depende agora do novo parceiro que Alan James pretende encontrar. Ele garante não estar aberto a propostas de fechar a empresa para voltar a atuar como funcionário:” Eu tenho um plano de negócios que deve ser muito mais interessante e rentável para apresentar do que o meu currículo, diz o criativo”
James adiantou à Janela que está conversando com potenciais parceiros para, juntos, definirem um modelo de atuação que responda às indefinições com que o mercado publicitário vem se defrontando. “Se a gente encontrar o modelo certo, vamos ser até maiores do que já fomos”, garante o publicitário.
A diferença agora é que sua historia brilhante vem sendo manchada por acontecimentos que acabam desvalorizando o que foi feito até aqui.