A história e a arte do esporte mais popular irão percorrer o mundo, e a primeira passagem é aqui, no Brasil.
We Speak Football, a maior exposição itinerante sobre o tema já realizada em todos os tempos, será oficialmente aberta ao público em 3/7 e vai até 19/10, apresentará aos visitantes da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, em João Pessoa (PB), objetos, imagens, vídeos e atrações interativas que representam a paixão que o futebol desperta nos cinco continentes. Tudo isso espalhado por mais de 1,5 mil metros quadrados de exposição. A entrada é gratuita.
“O futebol é o esporte mais popular do mundo, é parte das nossas vidas e reflete a diversidade cultural de cada país. Nós estamos orgulhosos pela oportunidade de iniciar essa exposição pelo Brasil”, celebra o diretor do 3-2-1 Qatar Olympic and Sport Museum, Christian Wacker.
Em We Speak Football o futebol é refletido como um fenômeno global, no qual a pluralidade da comunidade mundial está inserida. “O futebol une milhões de pessoas em todo o mundo, não importando a idade, nacionalidade e cultura. É mais que um simples esporte, é uma parte importante da cultura global, capaz de unir o mundo todo”, afirma Kevin Moore, diretor do National Football Museum. “Mesmo pessoas que não falam o mesmo idioma compartilham a linguagem do futebol”, completa.
Além de exibir relíquias dos mais de 150 anos do futebol mundial, o evento esportivo convidará o público a explorar os aspectos culturais do esporte; vivenciar os melhores gols e as mais bonitas jogadas, sentir a pressão que é bater um pênalti e a experiência de dentro dos maiores estádios do mundo.
O objetivo é que o evento também deixe um legado para a comunidade local. Assim, serão oferecidas uma série de atividades, incluindo palestras sobre os aspectos socioculturais do esporte, bem como eventos envolvendo a comunidade local, programas educativos e oportunidades de aperfeiçoamento profissional.
“Estamos muito orgulhosos de trazer para o Brasil uma experiência tão grandiosa”, afirma o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo.
“É mais do que um compromisso firmado entre a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, o 3-2-1 Qatar Olympic and Sports Museum e o National Football Museum, de Manchester. É sobretudo um compromisso com o turismo, com a cultura, o cidadão, a imagem da cidade, os estudantes, famílias e visitantes de João Pessoa que poderão inaugurar a maior exposição de futebol já vista em todo o mundo”, completa Luciano.
A mostra viajará um novo país a cada ano, até chegar a Doha, no Catar, durante a Copa do Mundo Fifa 2022. A exposição passará também por Canadá (2015), França (2016), Alemanha (2017), Rússia (2018), Japão (2019), Inglaterra (2020) e Coreia do Sul (2021).
We Speak Football, é uma iniciativa do 3-2-1 Qatar Olympic and Sports Museum e do National Football Museum, Reino Unido. A exposição é parte do programa de intercâmbio de atividades culturais Qatar Brazil 2014, organizado pelo Qatar Museums Authority. Para mais informações, visite: wespeakfootball.org
O horário de visitação na exposição será de terça a sexta-feira das 9h às 21h e aos sábado e domingos das 10h às 21h.