Lideranças do Noroeste do Paraná participaram dia 27/02, em Maringá, do evento Sebrae Papo Estratégico, organizado pelo Sebrae/PR.
O diretor-superintendente da entidade, Vitor Roberto Tioqueta, fez um balanço dos resultados obtidos em 2013, falou das ações e metas para 2014, e explicou o Projeto Sebrae/PR 2022, que prepara o Sebrae para o futuro. Em 2022, a entidade completará 50 anos de atividades.

O Sebrae Papo Estratégico rodou o Estado e foi realizado em fevereiro, nas seis regiões de atuação do Sebrae/PR: Centro, Leste, Oeste, Norte, Noroeste e Sudoeste do Estado.
O encerramento foi em Maringá, que fica na região noroeste do Paraná, onde o Sebrae/PR atende 110 municípios, por meio da sede regional em Maringá e ainda por mais três escritórios, nas cidades de Campo Mourão, Paranavaí e Umuarama.
O Sebrae/PR atendeu 123.751 empresas distintas no Paraná, em 2013. Ou seja, 507 novas empresas foram atendidas por dia, 63 por hora.
O Sebrae/PR também realizou 22 eventos por dia em todo o Estado. “Nossa média de crescimento é 10% ao ano, as projeções das metas estabelecidas pelo Sebrae Nacional indicam que, anualmente, precisamos atender 20% de todas as empresas do Estado. Em 2014, devemos prestar 125.254 atendimentos. No entanto, a julgar pelos números de 2013, podemos ultrapassar 140 mil”, projetou Vitor Tioqueta.
O diretor-superintendente informou que, somente na região Noroeste, foram 13.751 empreendimentos distintos que receberam o atendimento da entidade. “Todos os números apresentados são fantásticos e são resultados das parcerias que acontecem em cada cidade, em cada região. O Sebrae/PR não trabalha sozinho”, destacou.
Para 2014, a expectativa é que a entidade melhore ainda mais seu atendimento, por meio de consultorias, cursos, orientações técnicas, oficinas, caravanas e de outras atividades. “Já na região Noroeste, a meta é alcançar cada vez mais empresas. Não tenho dúvidas de que este objetivo será alcançado. Desde o dia 06/01, as equipes regionais têm trabalhado em um ótimo ritmo. Temos percebido também que as demandas crescem cada vez mais”, finalizou Vitor Tioqueta
Tioqueta disse, durante o evento em Maringá, que a avaliação feita pelos clientes em relação ao atendimento do Sebrae/PR é muito positiva. Em 2013, o nível de satisfação foi de 9,5%. “Isso significa que a nossa qualidade é excelente. Entendo isso como fruto do nosso pensamento que nos coloca sempre em sintonia com a sociedade e parceiros”, comemorou o diretor-superintendente do Sebrae/PR.
Novas Estratégias
As linhas de atuação do Sebrae/PR, apresentadas, foram estabelecidas após encontros com lideranças empresariais de todo o Estado, em seminários que ocorreram em 2011, quando o planejamento a longo prazo começou. Pesquisas internacionais e experiências desenvolvidas em outros países também auxiliaram no planejamento de ações para os próximos anos.
A proposta inclui seis linhas de ação, que vão desde tornar o ambiente para negócios mais favorável, formação de lideranças, disseminação da educação empreendedora, criação de startups, além do fortalecimento do empreendedorismo e da gestão e do estímulo ao desenvolvimento de pequenos negócios de alto potencial. “Nosso papel é fazer com que as micro e pequenas empresas cresçam cada vez mais. Queremos que as empresas paranaenses estejam preparadas para competir com empreendimentos do mundo todo”, afirmou Tioqueta.
“Nosso objetivo com essas estratégias é ter empresas mais competitivas, com padrões internacionais. Queremos que as pequenas empresas instaladas no Paraná estejam preparadas para se tornar médias empresas. O mesmo, esperamos das microempresas e dos microempreendedores individuais”, disse Tioqueta.
Região Noroeste
O gerente regional do Sebrae/PR no noroeste do Estado, Luiz Carlos da Silva, destacou que as ações desenvolvidas pela entidade são resultado do trabalho de 25 colaboradores, nove estagiários e 140 consultores credenciados. “No Noroeste, são desenvolvidos 27 projetos diferentes, ligados a diferentes áreas, como comércio, software, construção civil, agroindústria, saúde e turismo, entre outros. Em diversos setores, o Sebrae/PR tem sido parceiro e contribuído para o desenvolvimento das empresas e da região”.
Segundo o prefeito de Maringá, Carlos Roberto Pupin, o Sebrae/PR é de suma importância para a sociedade. “A entidade age de forma estratégica, sempre em parceria com os órgãos públicos e com o setor privado, para capacitar e qualificar os empresários e mostrar as oportunidades que existem na economia”, reconheceu.
José Carlos Valêncio, presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), ressaltou que o Sebrae/PR tem feito um bom trabalho, sempre convocando e estimulando as entidades, associações e demais grupos de classe. “O planejamento dos próximos anos nos deixa otimistas ao visualizarmos que as atividades terão proporções muito maiores do que as atuais”.
O Sebrae/PR é motivo de orgulho para Jair Ferrari, vice-presidente para assuntos estratégicos da Associação Comercial de Maringá e proprietário da Ferrari & Zagatto e Cia Ltda, empresa que atua no ramo de insumos agrícolas. “A entidade faz a diferença e tem uma organização que eu gostaria que fosse utilizada também nos órgão públicos. O Sebrae/PR não fica na teoria, ele atua na prática em diversas áreas de maneira inovadora. Tem um papel de destaque no desenvolvimento da economia do Estado.”
Paulo Meneguetti, proprietário da Usina de Açúcar Santa Terezinha, falou sobre os resultados e projetos futuros da entidade. “Achei extraordinários os números e as projeções. As micro e pequenas empresas estão demandando e o Sebrae/PR está correspondendo e se superando a cada ano”.