Experiência de Marca

A selfie mais famosa do Oscar foi emboscada?

Enquanto a imagem virava meme, Pete mostrou no seu site que talvez, aquele telefone Samsung usado para a foto não seja de fato da Ellen, pois na vida real ela usa um iPhone.

Publicado originalmente em 03/03/14

Ao que tudo indica, Ellen DeGeneres é a nova Oprah – com requintes mais tecnológicos. E se alguém não acreditava, talvez a última cerimônia do Oscar tenha mostrado muito sobre isso.

Enquanto Oprah tornou-se a primeira mulher negra a virar apresentadora nos EUA, Ellen talvez seja a primeira mulher assumidamente lésbica a ter um programa de grande sucesso na TV americana. Além do apelo a questões de gênero, a estrela informal do Oscar deste ano tem um enorme apelo nas redes sociais e grande preocupação e engajamento com os fãs. Que o diga a selfie mais midiática da história.

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A famosa foto da famosa selfie do Oscar que se tornou a o post mais tuitado da história (Foto: ABC).

Apesar das suas sacadas de mestre no último domingo (02/03), sendo a selfie com os famosos o ponto alto que se tornou o post com maior audiência da história do Twitter, uma informação interessante e que tem tudo a ver com marketing promocional, foi levantada pelo editor do Mashable, Pete Cashmore.

Enquanto a imagem virava meme, Pete mostrou no seu site que talvez aquele telefone Samsung usado para a foto não seja de fato da Ellen, pois na vida real ela usa um iPhone.

A imagem acima foi publicada no Twitter da apresentadora, minutos antes do Oscar.

É claro que uma celebridade como ela deve ter mais de um (ou vários) telefones. E também é óbvio que do ponto de vista da audiência, isso é irrelevante – viralizou, tá viralizado. De toda a forma, para nós, que pensamos em todos os detalhes, essa ação pode ter sido perfeitamente uma espécie de emboscada. De publicidade. Não, de live marketing. Não, era uma encenação. Não, não, foi mesmo genuíno. E agora?

A Samsung, patrocinadora da noite de ouro do cinema de Hollywood, negou que tenha pago qualquer valor prévio ou feito acordos para o suposto ímpeto de Ellen. “Enquanto patrocinadores do Oscar e parceiros da rede de TV ABC, ficamos honrados ao ver que Ellen DeGeneres incorporou de forma orgânica e não-intencional o nosso aparelho para fazer a selfie e este se tornou um momento sobre o qual todo o mundo está falando. Foi uma grande surpresa para todos, ela captou um momento pelo qual ninguém esperava”,  disse a marca em um comunicado oficial. E como “retribuição” pela exposição espontânea, a Samsung informou que vai doar 1,5 milhões de dólares para as duas instituições apoiadas pela apresentadora: St. Jude Children’s Research Hospital e a The Humane Society.

Com acordos prévios ou sem, estamos diante de uma grande marketeira. No bom sentido: ela soube mesmo fazer o máximo daquele momento. Se o cinema já imitava a vida e a vida já imitava o cinema, movendo milhões a virar a noite assistindo ao Oscar, está cada vez mais complexo para o espectador definir o que é uma coisa e o que é outra – e se não for feito com muito cuidado, pode gerar o sentido inverso para a marca. Ainda mais neste evento, onde uma ínfima parte do público assiste ao vivo.

Apenas uma nota final, trazida pelo Wall Street Journal: no outro stunt de Ellen durante a festa, a entrega de pizzas para as celebridades, vale lembrar que as caixas das pizzas continham uma discreta marca da Coca-Cola nas laterais, que não pagou para aparecer. E a sua rival Pepsi era a patrocinadora oficial.

A chegada do entregador de pizzas acompanhando por Ellen de Generes. Detalhe para a marca da Coca-Cola. Imagem: TMZ
A chegada do entregador de pizzas acompanhando por Ellen de Generes. Detalhe para a marca da Coca-Cola (Foto: TMZ).

A manipulação das imagens torna-se uma brincadeira, um selfie, um meme. E se não haviam fronteiras entre a as interações sociais e o marketing, parece que em breve uma coisa e a outra já serão tão inseparáveis quanto as disciplinas que compõem todas essas áreas.

Presença de espírito dos embaixadores formais ou informais das marcas vai entrar em futuros briefings? Talvez este aspecto seja relevante, pelo menos, claro, para atrair os olhares mais desavisados do público.