Eles são a alma do Carnaval de Salvador. Tanto que entraram no livro que o nosso querido Nelson Cadena lançou este mês sobre o Carnaval da Bahia.
Nelson – que escreveu a história do Marketing Promocional em nosso anuário – destaca a trajetórias dos trios em sua mais recente obra:
“No passado não havia potência no som emitido pelos carros alegóricos. Cornetas chegaram a ser espalhadas em postes da capital baiana a fim de se melhorar a qualidade, mas o alcance não era longo. É a partir daí que ganha força os trios elétricos e o carnaval de Salvador começa a se desenvolver.”
“O som era localizado, cada veículo tinha o seu e a cada 50 metros se perdia. O que se fazia para irradiar o som era colocar as cornetas nos postes. Só que o som era péssimo, a corneta era uma barulheira. Aí com o trio elétrico, que surge em 1951, há um galope no som, porque as pessoas colocaram essa corneta de rua no carro” ” Houve uma irradiação de som e deu um barulho, uma coisa diferente. Inicialmente eram muito precárias essas estruturas. Os trios eram pequenos e com cornetas, mas depois foi-se aumentando as cornetas para amplificar o som”, conta Nelson, que afirma também que os trios não tiveram aceitação da elite. “Durante dois anos os desfiles foram restritos à Avenida Carlos Gomes, no Comércio de Salvador.”
Aqui no Promoview a gente sabe o valor desta grande manifestação popular e cultural, que reúne uma grande diversidade de estilos, manifestações artísticas e ritmos musicais.
Por isso preparamos uma seleção de imagens mais do que especial. Elas não retratam apenas a diversão, mostram também os bastidores dos trios elétricos, o esforço das pessoas que fazem a festa acontecer e o que as marcas levaram para Salvador no Carnaval 2014.
Assim contribuímos com a historia que o nosso querido Nelson Cadena continuará a contra por muito tempo, para nosso orgulho e satisfação!