O lançamento foi realizado na região de Gramado e as ativações seguem nos aeroportos e shopping´s. E você acompanha as ações de lançamento do VW up! aqui no Promoview.
A mega ação de live marketing para o lançamento aconteceu na região de Gramado, que foi movimentada pela visita de milhares de stakeholders da Volkswagen. Dirigida para imprensa, convidados e força de venda dos concessionários da marca, foi realizada numa cidade cenografica que foi aparecendo no meio de quem estava presente durante a ação, com o objetivo de tangibilizar aos 1500 convidados o conceito jovem e urbano do novo modelo.
“O objetivo é destacar que o up! é ideal para todas as pessoas. Independente de idade, sexo ou profissão, todos podem se divertir com o up!.”, disse a vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil, Jutta Dierks em mensagem ao Promoview.
“O up! é um modelo versátil e que atende a todos os públicos. A ideia é mostrar que há um up! para cada pessoa. Para alcançarmos esta percepção, queremos destacar ao máximo os grandes diferenciais do carro, que são seu design, desempenho, consumo e segurança”, afirmou Axel Schroeder, diretor de Marketing da Volkswagen do Brasil.
Car Reveal
Para um público já acostumado a revelações fica cada vez mais difícil obter o elemento surpresa. Mesmo assim a VW conseguiu surpreender. Nesta ativação a recepção do público foi com o ambiente cenografado apenas com as paredes e estruturas metálicas. Tudo vazio, num clima de mistério. Aos poucos, a cidade com prédios, ruas, restaurantes e uma concessionária Volkswagen surgiram ao redor dos convidados.
O lugar em que todos assistiam o desenvolvimento do car reveal se transformou em uma praça, com semáforos, placas e árvores. Daí entra a máxima de todos que trabalham com produção de live marketing: o que levou meses de planejamento e produção foi executado em menos de cinco minutos. O ambiente, que até então não revelava nada, virou uma cidade. A cidade up!
Na sequencia o carro foi revelado pelas ruas e por um espaço de destaque no centro da praça. Com o comercial projetado nos telões, bailarinos caracterizados pelos personagens do filme, embalados pela trilha, realizaram performances ao lado dos veículos. Depois da revelação, todos puderam circular pela cidade, que ganhou vida e abriu as portas dos restaurantes e bares.
Um momento efêmero que causará lembranças eternas a quem estava ali.
Com isso a marca cumpriu a missão de traduzir o posicionamento do up! de uma maneira totalmente diferenciada frente aos demais lançamentos automobilísticos, desde o car reveal até a experiência do test drive.
Durante a ativação os convidados puderam percorrer a cidade de Gramado livremente, visitar pontos turísticos e percorrer todo o comércio, desde restaurantes a lojas conveniadas, e receber descontos.
“O test drive teve um brilho especial e foi diferente dos percursos convencionais adotados em ações similares. Para dealers e clientes corporativos, a ação de marketing promocional foi transformada em uma grande e divertida gincana.” comentou o diretor.
Hotsite
Depois do suspense criado em torno do hatch, a Volkswagen apresentou todos os seus detalhes no hotsite do modelo, com ícones em 3D relacionados às principais características: design, desempenho, consumo e segurança. Com um cenário divertido e urbano inspirado na arte pop, a página na web mostra os acessórios, os detalhes, as fotos e as versões “black”, “red” e “white” do carro.
No hotsite, os usuários também poderão customizar o up!, seja utilizando o mouse ou apenas o seu sorriso (no caso de computadores com câmera). Nessa tarefa, a cada sorriso dado pelo internauta ao visualizar os detalhes da customização, a página captura a sua expressão facial definindo o item de configuração do modelo. Ao final, o usuário também pode compartilhar seu up! nas redes sociais.
Já no ambiente real, a Volkswagen escolheu shopping centers e aeroportos de grandes cidades brasileiras para divulgar seu novo modelo de carro, o up!. A ação de visibilidade está sendo desenvolvida em seis estados do país, com a instalação do Car Display. A estrutura expõe o veículo e disponibiliza um painel eletrônico, que exibe um vídeo com os diferenciais do lançamento. A marca promove também a Caravana up!. Nela, unidades adesivadas do modelo circularão por cidades brasileiras parando em locais turísticos.
A caravana terá início no dia 14 de março, em Fortaleza, e passará por São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Fortaleza e Goiânia. Os carros levarão personagens criados para o anúncio de televisão da marca e de filmes famosos, como Guerra nas Estrelas. Eles entregarão brindes a clientes em concessionárias e oferecerão o Best-Drive.
Nos shoppings, promotores distribuirão materiais informativos sobre o carro. A ação ocorrerá em Goiânia, São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Porto Alegre, Belo Horizonte e Salvador. Já a divulgação em aeroportos será realizada no Santos Dumont, no Rio, e em Congonhas, em São Paulo.