Experiência de Marca

POA recebe a campanha "Não Desvie o Olhar"

Na Capital do Rio Grande do Sul, a divulgação é feita por meio de cartazes, faixas, <em>sites</em>, redes sociais e com a distribuição de panfletos em locais de grande circulação.

Com a proximidade do maior evento esportivo, a Copa do Mundo de Futebol, surge também o risco do aumento de casos de exploração sexual. A expectativa é que 600 mil turistas estrangeiros e três milhões de turistas brasileiros circulem pelo País durante os 30 dias de jogos.

Para prevenir situações de violência contra crianças e adolescentes, o Conselho Nacional do Sesi, a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e a Prefeitura de Porto Alegre promovem a campanha “Não Desvie o Olhar”.

Em Porto Alegre, o lançamento da campanha aconteceu dia 19/02, na Secretaria Estadual de Administração da Prefeitura. O evento contou com a presença do presidente do Conselho Nacional do Sesi, Jair Meneguelli, e do prefeito José Fortunati, além de representantes do Poder Público, Rede de Enfrentamento à Violência Sexual e Sistema S.

A partir deste mês, a mensagem da campanha estará presente em todo o percurso a ser realizado pelos turistas, envolvendo, principalmente, o trade turístico que receberá os torcedores.

De aeronaves, aeroportos e hotéis, passando pelos táxis, bares e restaurantes, haverá o alerta “Não Desvie o Olhar”: denuncie, proteja, vista essa camisa.

Na Capital do Rio Grande do Sul, a divulgação também é feita por meio de cartazes, faixas, sites, redes sociais e com a distribuição de panfletos em locais de grande circulação.

A mensagem da campanha será replicada nas doze cidades-sede do Mundial, e, para isso, contará com um grande time de apoiadores: os jogadores Kaká e Juninho Pernambucano e a atriz Taís Araújo.

Para o presidente do Sesi/CN, Jair Meneguelli, o sucesso da campanha se dará não somente pela legitimidade dos seus parceiros e apoiadores, mas, sobretudo pela forma como está sendo construída: em conjunto com a sociedade.

“Esta não é uma campanha de uma ou mais instituições. É uma iniciativa que pretende envolver todas as camadas e setores da sociedade. Por isso, não será uma ação exclusiva da Copa. Mas, sim, uma ação permanente de proteção e valorização da juventude brasileira”, aposta Meneguelli.

Segundo o prefeito de Porto Alegre e presidente da FNP, José Fortunati, a Capital gaúcha abraçou a campanha. “Combater a exploração sexual infantil e juvenil não deve e não pode ser apenas uma meta ou um trabalho da educação, assistencial social ou saúde. Proteger nossas crianças é um dever de todos nós e precisamos estar atentos para denunciar sempre”, afirmou.

A rede de hotéis Accor também está participando. Para a responsável pela área de CSR da Accor, Antonietta Varlese, “É extremamente importante essa iniciativa para sensibilizar os cidadãos brasileiros e estrangeiros quanto a esse crime, alertando sobre as punições cabíveis no País e estimulando as denúncias por intermédio do Disque 100”.

Sensibilizar, Mobilizar e Impactar

A campanha “Não Desvie o Olhar” terá como foco três eixos prioritários:

1. “Sensibilização”, na qual pretende despertar nos torcedores e cidadãos o sentimento de proteção, em relação às crianças e aos adolescentes brasileiros, e de indignação frente à exploração sexual.

2. Para mobilizar a sociedade, o segundo eixo “Convocação” incentivará o cidadão a denunciar o crime, por meio do Disque 100.

3. Pouco antes e durante a Copa, o eixo “Repressão” deixará claro que a exploração sexual de crianças e adolescentes é crime e que será punida. Esse eixo destaca a intolerância em relação ao crime e reforça a importância da denúncia.

Além do Brasil e Áustria, a campanha também será veiculada em outros 15 países da Europa, com aporte de recursos da União Europeia (UE): França, Holanda, Alemanha, Polônia, Luxemburgo, Suíça, Bulgária, Bélgica, Ucrânia, Espanha, Romênia, República Tcheca, Reino Unido, Estônia e Itália.