Experiência de Marca

Fim do drama: Curitiba está na Copa

A maior preocupação era mesmo com as garantias financeiras para a conclusão das obras da Arena da Baixada. O secretário-geral da Copa afirmou que será necessário instalações temporárias para a realização de eventos-testes.

A Fifa confirmou que Curitiba permanece como cidade-sede da Copa do Mundo. Por volta de 14h40 surgiu no Twitter uma mensagem onde aparecia a confirmação da Capital paranaense como sede da competição.

No entanto, durante coletiva de imprensa realizada no Costão do Santinho, na tarde do dia 18/02, às 15h50, em Florianópolis (SC), onde está acontecendo o Congresso Técnico da Copa do Mundo, foi feito o anúncio oficial por parte de Jérôme Valcke confirmando a Capital paranaense como uma das 12 sedes do mundial de 2014, e dizendo que o Twitter que deu a informação anteriormente não era dele.

Jerôme Valcke confirma Curitiba como sede da Copa do Mundo 2014(Foto: Marcelo Silva).
Jerôme Valcke confirma Curitiba como cidade-sede da Copa do Mundo de 14 (Foto: Marcelo Silva).

A confirmação de Curitiba aconteceu ainda antes do final da vistoria do consultor de estádios da Fifa, Charles Botta, na Arena da Baixada. Ele e sua comitiva entraram no canteiro de obras por volta de meio dia, e, até 14h30, ainda estavam no local.

A  maior preocupação era mesmo com as garantias financeiras para a conclusão das obras da Arena da Baixada. O governo estadual tenta uma linha de financiamento junto ao BNDES no valor de R$ 250 milhões, sendo que R$ 65 milhões seriam usados na obra.

Obra da Arena da Baixada atinge 91%, a mais atrasada entre as cinco sedes que continuam em obras (Foto: Rodolfo Buhrer/REUTERS).
Obra da Arena da Baixada atinge 91%. A mais atrasada entre as cinco sedes que continuam em obras (Foto: Rodolfo Buhrer/Reuters).

Botta ouviu do governo do Estado que há caixa para fazer o repasse, enquanto o BNDES estuda a liberação. O secretário-geral da Copa afirmou que será necessário instalações temporárias para que seja possível a entrega do estádio para a realização de eventos-testes em março e abril.