Poderia ser uma pop up store, uma ação de live marketing de marca de café, ou mesmo um tipo moderno de focus group. Mas não, é um novo modelo de negócio.
Chegar em um café e comer e beber de graça tornou-se realidade em Londres. Pelo menos no Ziferblat, uma pequena rede de cafeterias russa situada na Zona Leste da cidade (388 Old Street).
O café intitula-se como “uma rede social da vida real” e embora não cobre pelo consumo, cobra pelo tempo que as pessoas permanecem lá dentro. O preço? três centavos de libra (3p) por minuto – algo como R$ 0,10.
Ziferblat significa a face do relógio em russo e alemão (Zifferblatt). A ideia neste local é que os clientes peguem um relógio com alarme no balcão assim que chegam e registrem a hora de entrada. Ao sair, apresentam o relógio a um atendente e pagam pelo tempo que lá estiveram.
À disposição de quem utiliza o café estão biscoitos, frutas e vegetais. As pessoas podem cozinhar os seus próprios alimentos na cozinha, servir-se numa máquina de café profissional ou pedir que algum funcionário o faça para si.
Podem, ainda, lavar a sua louça após comer, ou deixá-la na pia – muito embora boa parte dos clientes prefira lavar, o que poderá chocar alguns brasileiros que lerem esta notícia… Também há um piano disponível para quem quiser tocar.
O proprietário Ivan Mitin diz que já há alguns clientes frequentes, sendo que o espaço abriu em janeiro. Embora a rede já possua dez lojas na Rússia, ele acredita que os londrinos estejam mais preparados para este modelo, por já viverem intensamente o trabalho remoto, em modelo “coffice”, uma mistura de café com escritório. Por essa razão, explica, os clientes entenderam imediatamente o conceito.