Experiência de Marca

O que que a Bahia tem? Muito talento

Insisto que isso é meio que miopia de não se enxergar o Brasil com uma lupa menos elitista. Se tem um mercado que emerge a olhos vistos e prêmios ganhos, este mercado é o Nordeste, em especial o da Bahia.

Todos pensam que o futuro do mercado está exclusivamente no Sudeste.

Insisto que isso é meio que miopia de não se enxergar o Brasil com uma lupa menos elitista. Se tem um mercado que emerge a olhos vistos e prêmios ganhos, este mercado é o Nordeste, em especial o da Bahia.

Propício ao Incentivo, às ações promocionais, à ativação, aos grandes eventos e por aí vai, a gente vê muita coisa boa acontecendo do Sudeste pra cima.

Não bastasse essa vocação e o mercado amplo, é na Bahia que se confirma, sem medo, essa minha constatação. A frase: “Baiano não nasce, estreia” é uma verdade.

FitinhasdoSenhordoBonfim

Isso porque o talento é elemento presente no DNA do baiano. Criatividade, grandes sacadas, planejamento e ideias diferenciadas fazem das agências baianas quase que uma ilha num país de agências de entrega.

Claro que lá também existem as ‘agencinhas’ de segunda, como em todo país, mas o talento é o que faz a diferença na Bahia, e, portanto, as agências precisam sempre de mais para não ser menos e sumir.

3Promo, Invent, Arandas, Atabaque, Lupa e Clubbe TG  dentre tantas outras, são exemplo do que eu falo. Presentes, sem dúvida nenhuma, com Ouro ou Prata em todos os grandes prêmios do mercado, grandes em essência, resolvem com seu pensamento criativo e seu planejamento estratégico, problemas de comunicação de grandes marcas e clientes, transformando eventos, ações e campanhas em cases de sucesso.

Ray Vianna, só pra citar, profissional de primeira, ímpar mesmo, figura tranquilamente entre os mais importantes profissionais de cenografia de eventos do Brasil, além de ser um artista fantástico.

As Alines da Marcativa, Vanessa da 3Promo, Sheila Arandas, Djanira da 2D e um sem número de produtores, criativos e profissionais de planejamento baiano fariam toda diferença em agências superbadaladas do Sudeste, com sobra.

E porque não vemos isso? Ora, a distância física não é grande, mas a mídia especializada exalta apenas quem está próximo, e elas estão no Sudeste. Quando vocês leram, salvo aqui no Promoview, os nomes dessas agências que citei, dando-lhes a devida importância?

Há também a maldita pecha mentirosa de que baiano não trabalha. Não trabalha? Então por que, seguramente, na lista de nossos mais importantes eventos brasileiros, pelo menos três deles acontecem no Nordeste, em especial na Bahia? Por que entre os dez maiores artistas brasileiros, cinco, no mínimo são baianos?

Por que grandes movimentos culturais brasileiros nasceram ou dependem da Bahia para ter vida e formato reais? Por que arte, cultura e ação são palavras que nascem como parte do vocabulário inerente ao baiano?

Antes que me chamem de puxa-saco e interesseiro, vou logo avisando que isso se aplicaria se eu falasse das Minas Gerais. Não é nada disso.

É uma constatação, fruto de anos trabalhando com baianos fantásticos e conhecendo agências maravilhosas e até ficar, confesso, com um pouco de inveja boa de tanta criatividade inovadora.

Aí me toquei com a frase: O que é que a baiana tem? E parodiei para: O que que a Bahia tem?

Isso porque encontrei a resposta: Talento de sobra!