Em sua décima edição, o Festival de Teatro da Amazônia (FTA) traz ao público a “Mostra Festival 10 anos”, que integrará os 19 espetáculos mais aplaudidos em edições anteriores do evento que serão novamente apresentados no palco do Teatro Amazonas.
O FTA é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (SEC) e Federação de Teatro do Amazonas (Fetam) e as mostras iniciarão no dia 31/01 e irão até o dia 28/02, com apresentações todos os finais de semanas em dois horários, as 16h e às 21h.
Durante a abertura será exibido um vídeo memorial, que irá mostrar imagens dos espetáculos apresentados nas edições anteriores e também artistas que participaram do festival.
“Essa será uma homenagem nossa para todos aqueles que participaram, alguns artistas até já não estão mais entre nós, entretanto, foram de grande importância para o teatro amazonense”, afirma o produtor cultural Douglas Rodrigues, um dos coordenadores do evento.
Paralelo às mostras também será realizada uma exposição na Casa de Cultura, localizada no Largo de São Sebastião, Centro. Serão expostas 50 lâminas fotográficas dos principais espetáculos e atividades que foram apresentados durante todos esses dez anos.
No dia 31/01 estará em cartaz dois espetáculos que fizeram sucesso nas edições anteriores. Às 16h o público poderá conferir a peça teatral “Conta Conto e Lendas Amazônicas”, da companhia de teatro Língua de Trapo.
A montagem inclui personagens folclóricos que se misturam ao cotidiano do caboclo ribeirinho, e utiliza a linguagem regional. As histórias relatam o imaginário das lendas amazônicas e contam a história de três delas: a do Boto, da Yara e a Lenda do Guaraná.
Em cena, o espetáculo traz atores com larga experiência em teatro, como Michel Guerreiro, Vivaldo Mota, Arnaldo Barreto e Paulo Altallegre. “Conseguimos permanecer com o elenco original”, conta o ator Michel Guerreiro.
A Federação de Teatro do Amazonas (Fetam) anunciou, no dia 20/01, a publicação para o edital de convocação para eleição da nova diretoria do órgão. Os artistas Douglas Rodrigues e Michel Guerreiro assumiram temporariamente a federação.
“A Fetam encontra-se em processo de requalificação”, afirma Douglas.
Segundo Douglas, o edital será publicado no dia 24/01. A eleição que definirá o novo presidente será no início de março, com 3 anos de mandato.