O projeto Cinema na Praça, que promove exibições gratuitas de filmes ao ar livre na Praça Generoso Marques, terá sua terceira edição do dia 22/01 até 24/01, sempre às 20h30.
Integrado à programação artística da Oficina de Música de Curitiba, o evento idealizado pelo Sesc Paço da Liberdade reúne produções com temática ligada à música.
Não é o caso de O Gabinete do Dr. Caligari (1920), que encerra o projeto no dia 24/01 e abre uma mostra dedicada ao Expressionismo Alemão que segue na próxima semana, na sala CinePensamento, também no Paço. O clássico de Robert Wiene, no entanto, contará com uma performance do coletivo Abaetetuba, que fará a musicalização ao vivo para o filme.
“A ideia é criar essa oposição entre o estilo de um cinema super clássico, do período expressionista, e uma criação musical contemporânea”, explica Luiz Lepchak, técnico de música do Sesc.
Antonio Panda Gianfratti, percussionista do Abaetetuba, explica que a abordagem do coletivo é diferente de outros projetos de musicalização ao vivo.
“Geralmente, ou se faz fundo musical, sonoplastia ou trilha sonora. Nosso processo é outro: fazemos algo em tempo real, criando diálogos com personagens do filme”, explica o músico, que se apresenta ao lado de Rodrigo Montoya e Luiz Gubeissi. Também integram o coletivo o violinista Thomas Rohrer e o contrabaixista e também violoncelista Marcio Mattos.
Lançando mão de instrumentos não convencionais, o coletivo cria livremente durante a exibição, usando elementos de composição mais comuns na música erudita contemporânea, como técnicas estendidas e melodia atonal. “É uma música de criação, sem referências. Por isso, soa totalmente novo para quem está ouvindo”, explica Gianfratti. “É uma escuta que pega mais pela sensibilidade que pelo intelecto.”