A seletiva regional de Mixed Martial Arts (MMA) amador definiu, no dia 18 e 19/01, os representantes do Amazonas para a etapa nacional, que será realizada em 19 e 20/04, no Rio de Janeiro. Com um total de 128 atletas, o evento foi realizado na Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia e Bombeiros Militares.
Seguirão para o desafio em solo carioca, que formará a seleção brasileira de MMA, os três primeiros colocados dos pesos “Mosca”, “Galo”, “Pena”, “Leve” e “Médio”; os dois primeiros da “Meio Médio” e “Meio Pesado” e o vencedor da “Pesado”. De acordo com o coordenador geral do evento, Carlão Barreto, a seletiva classificaria 23 atletas, mas o grupo ficou em 20.
“Alguns não quiseram ir para a final, pois iriam ter que enfrentar lutadores de suas respectivas academias. Com isso, tenho três vagas e vou avaliar de que forma posso ocupá-las: Credenciando alguém que gostei da luta ou de outro Estado. Apesar disso, só tenho elogios aos lutadores daqui, que arrebentaram na seletiva”, declarou Carlão.
Um dos grandes destaques da noite foi o lutador Klinger Ferreira, que disputou a vaga no “Pena (66Kg)”. Depois de protagonizar uma das lutas mais bem disputadas da noite e vencer Lucas Amorim por nocaute, o casca grossa da academia Nova União ainda foi considerado o melhor lutador da noite.
Da seletiva nacional, sobrarão somente 16 atletas para formar a seleção brasileira, com a missão de lutar na primeira Copa do Mundo de MMA Amador, entre 30/06 e 06/07 em Las Vegas (EUA).
A equipe verde e amarela terá Roberto “Gordo” Corrêa como técnico principal, Everaldo Penco (treinador de chão), Vander Valverde (treinador em pé) e Antoine Jaoude, como técnico de quedas e clinches. O camp será realizado no Rio.