Com a proposta de amenizar o problema da falta de vagas para estacionar bicicletas em Lorena (SP), um grupo de estudantes do curso de Engenharia Ambiental da Universidade de Taubaté (Unitau) criou um protótipo de um bicicletário ecoeficiente.
O modelo, que oferece 56 vagas, é feito de concreto reutilizável, produzido a partir de pneus de carros e alumínio. A intenção é implementar os bicicletários em toda cidade por meio de parcerias.
Conhecida como a ‘Capital das bikes’ no Vale do Paraíba, a estimativa da prefeitura é que cerca de 80 mil moradores utilizam bicicleta como meio de transporte, o que dificulta na hora de encontrar uma vaga para guardá-la, principalmente na região central.
O projeto do bicicletário ecoeficiente foi apresentado para representantes da prefeitura e da câmara. Eles propõe a busca de parcerias para a construção do modelo em pontos espalhados pela cidade. Além de materiais reutilizados usados na construção do protótipo, placas para a captação de energia solar também foram instalados.
Segundo a estudante Larissa Mota, a prefeitura informou que reconhece o problema da falta de estacionamento para as bicicletas. “Fiz algumas sugestões para que ele possa ser adaptado, simplificado e colocado na realidade do nosso município”, disse.