Experiência de Marca

Coletivo Coca-Cola forma primeira turma em Varejo

Os jovens que participaram da primeira turma do Coletivo em Itu foram qualificados para o mercado de trabalho, recebendo orientações sobre o mercado de varejo,<em> merchandising</em>, promoções de vendas, serviço ao consumidor, empreendedorismo e empregabilidade.

Aproximadamente 92 jovens se formaram no projeto Coletivo Coca-Cola, iniciativa do Instituto Coca-Cola Brasil, que visa promover o desenvolvimento socioeconômico das comunidades e aumentar a empregabilidade dos jovens entre 15 e 25 anos de idade.

A formatura aconteceu no dia 17/12, às 19h30, na igreja Assembleia de Deus, que fica na rua Joaquim Delfino da Silva, no. 05, no bairro Cidade Nova, em Itu (SP).

Os jovens que participaram da primeira turma do Coletivo em Itu foram qualificados para o mercado de trabalho, recebendo orientações sobre o mercado de varejo, merchandising, promoções de vendas, serviço ao consumidor, empreendedorismo e empregabilidade.

O Coletivo Coca-Cola promove a empregabilidade dos jovens (Foto: Divulgação/Sorocaba Refrescos).

O curso teve dois meses de duração e as aulas foram ministradas no espaço físico da igreja Assembleia de Deus, por meio da parceria com o Centro de Evangélico de Educação e Cultura – CEEC.

“Agora, os participantes passam a fazer parte do Banco de Empregabilidade, criado com o objetivo de inserir os jovens no mercado de trabalho. Diversos parceiros do ramo varejista disponibilizam vagas e recebem os currículos desses jovens, que são encaminhados a participar dos processos seletivos”, conta Renata Oliveira, coordenadora do projeto na Sorocaba Refrescos.

Além de apresentações teóricas com dinâmicas de grupo, pesquisas, exposição e discussão sobre os conceitos que envolvem a preparação para o mercado de trabalho, os alunos tiveram aulas práticas com um game que simula um ponto de venda. Nele, os jovens puderam atuar conforme o conteúdo aprendido e praticaram os conceitos do mercado de varejo.

Os participantes também foram a campo para aplicar os conhecimentos adquiridos e elaboram um “Guia de Oportunidades” com recomendações aos comerciantes locais de melhorias do PDV de forma geral.

Depois de dois meses de curso, os jovens estão aptos a atuar no ponto de venda (Foto: Divulgação/Sorocaba Refrescos).

“Com o Coletivo Varejo queremos estar mais presente nas comunidades levando formação aos jovens, possibilitando o ingresso deles no mercado de trabalho de forma mais rápida e qualificada, trazendo mais otimismo para o futuro”, ressaltou o diretor-presidente da Sorocaba Refrescos, Cristiano Biagi.