A rede estadual de ensino de Minas Gerais está preparada para 2014, ano em que o Brasil vai receber um dos mais importantes eventos esportivos do planeta: a Copa do Mundo da Fifa.
A Secretaria de Estado de Educação (SEE) planejou, com antecedência, alterações no calendário escolar para o próximo ano. Todas as 3.686 escolas da rede estadual de ensino já receberam, em forma de comunicado, orientações para formulação do calendário escolar, que garante aos estudantes o mínimo de 200 dias letivos, conforme estabelecido por Lei, e prevê recesso em todo o período da competição.
Usualmente, o recesso escolar acontece em julho e dura duas semanas. Mas, em 2014, os alunos terão 31 dias corridos, entre 12/06 e 13/07. O objetivo da Secretaria de Educação é compatibilizar a rotina escolar às demandas da Copa, mas sem perda para os estudantes e queda nos dias letivos.
A Secretaria suprimiu alguns recessos, como a semana de folga de outubro. Além disso, as aulas vão começar no dia 03/02 — um dia antes do que em 2013 — e terminar em 19/12 — dois dias depois do que este ano.
Dessa forma, a sugestão de calendário da Secretaria contempla exatamente os 200 dias letivos, e, segundo a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, facilitará o dia a dia das escolas.
“As escolas poderão fazer seus reajustes, mas não haverá aula do início da Copa até o final. Isso facilitará a vida das pessoas e aumentará a segurança dos alunos que não precisarão transitar em dia de transporte tumultuado. Em um ano atípico, nós fizemos um calendário que melhora a execução das tarefas da escola e a qualidade do ensino. E no dia seguinte ao fim da Copa, espero que as nossas escolas estejam comemorando um bom resultado do Brasil”, afirmou a secretária.