Experiência de Marca

Arandas encerra o ano com motivos para comemorar

No início do ano, a agência de marketing promocional venceu uma concorrência nacional, até então, inédita na Natura Cosméticos, a marca mais valiosa do Brasil.

O ano de 2013 foi um período de bons frutos para a Arandas Marketing Boutique, agência que atua no desenvolvimento de estratégias e soluções criativas para marcas.

No início do ano, a agência de marketing promocional venceu uma concorrência nacional, até então, inédita, na Natura Cosméticos.

A disputa foi para selecionar uma agência de BTL – sigla que no jargão do mercado significa “Below the line”, ou seja, ferramentas e ações de comunicação que não se utilizam de veículos de publicidade em massa como TV, jornal e rádio – para criar e executar uma série de ativações para suas marcas de perfumaria.

A empresa, então, desenvolveu três grandes ações promocionais para consumidores finais em shoppings centers: Desafio Kaiak, Exposição Interativa Amor em Movimento e Estúdio Kriska.

Ao longo do ano, a agência também realizou dezenas de eventos corporativos para clientes como PetrobrasUndime e Instituto Natura.

A agência tem escritórios em São Paulo e em Salvador, e, hoje, conta com uma equipe de 25 profissionais fixos.

Integrada por profissionais multidisciplinares, a Arandas Marketing Boutique conta com uma equipe experiente em branding, produção, operação e arquitetura de grandes eventos corporativos e culturais, ações de marketing promocional, desenvolvimento e lançamento de produtos, marketing de relacionamento e produção publicitária.

Melhores Ações 2013

Natura Aquarela

Antes disso, a Arandas foi também a agência escolhida pela Natura para relançar a linha de maquiagem Natura Aquarela.

O lançamento contou com a participação das cantoras Negra Li e Tiê, duas músicas especiais, um vídeo de produto, além de coletiva nacional de imprensa e ações para o trade da Natura em sua convenção anual de vendas e em mais 44 eventos espalhados por todo o País.

Agência esteve presente ativando a Natura Aquarela (Foto: From Arandas).

Veja vídeo:

Desafio Kaiak

O que move você? No Desafio Kaiak, a marca de perfumes masculinos Kaiak desafiou o público de quatro Capitais (Rio de Janeiro-RJ, Salvador-BA, Fortaleza-CE e Recife-PE) a responder a essa pergunta a partir de seus próprios movimentos. Dentro de malls foram instaladas esteiras ergométricas equipadas com monitores que veiculavam vídeos com imagens que remetiam a esporte e atividade física.

O participante podia escolher o tempo do seu desafio, e a partir de sua fragrância Kaiak preferida, escolhia também o tipo de vídeo e trilha sonora que queria em seu monitor, além de determinar o seu presente.

No espaço da marca, foi instalado um equipamento tipo vending machine que liberava produtos Kaiak.  Ao finalizar sua atividade, o participante ia até a vending machine (acompanhado por um promotor) e escolhia seu presente de acordo com sua opção inicial de tempo e equivalente ao seu desempenho.

Ação realizada pela agência em vários Estados do Brasil (foto: From Arandas).

O público da ação de live marketing superou as expectativas e percorreu aproximadamente 6.480 km, o que equivale à distância entre o Brasil e Washington, nos EUA. Para cada pessoa que participou do desafio, a pergunta: “O que move você?” assumiu um novo sentido.

Veja no vídeo:

Exposição Interativa Amó, Amor em Movimento

Colocar o amor em movimento, essa é a proposta de Natura Amó. A Exposição Interativa Amó, Amor em Movimento promoveu uma experiência única por intermédio de um circuito de surpresas personalizadas voltado para casais em shoppings de três Capitais nordestinas (Salvador, Recife e Fortaleza) durante o mês de junho.

O espaço era uma caixa de 50 m² que não revela imediatamente as surpresas que o casal vivenciaria no interior da exposição. Após um breve cadastro e de responder algumas perguntas, o casal tirava uma foto, era vendado e seguia por um túnel sensorial escutando uma trilha sonora especial. Depois, assistiam juntos a um vídeo exclusivo que contava a história deles. Ao final da experiência, recebia perfumes da linha e uma foto impressa.

A proposta da exposição foi promover uma experiência inusitada que encantou os casais participantes e permitiu a experimentação de produtos da linha Natura Amó.

A marca de perfumes pôde contar com a agência em 2013 (Foto: From Arandas).

Estúdio Kriska

O Estúdio Kriska foi inspirado no conceito da marca Kriska “Por dias mais femininos” e também foi uma experiência criada pela Arandas para acontecer em shoppings em Brasília, Recife, Fortaleza e Salvador.

Dentro do mall, foi instalado um estande com um estúdio profissional de fotos. A participante preenchia um cadastro, e, em seguida, era atendida por uma promotora especializada em moda que a auxiliava na escolha de acessórios como bolsa, lenços, brincos, colares, pulseiras, nas cores da marca Kriska.

Após montar seu look e retocar o batom com “Natura Aquarela número 5”, a participante seguia para uma sessão de fotos no estúdio com um fotógrafo profissional, recebia suas fotos por e-mail e ainda ganhava na hora uma das fotos impressa, além de amostras das fragrâncias de Kriska.

Para ampliar a ação de live marketing, foram convidadas blogueiras que em alguns dias e horários especiais faziam uma consultoria de moda, auxiliando as participantes a montarem seu look. Depois de prontas, elas eram convidadas a compartilharem sua experiência on-line em redes sociais.

Agência realizou a ação de marketing promocional para a marca de perfumes Kriska (Foto: From Arandas).

Veja vídeo:

Natura Musical

Mais outra concorrência nacional vencida pela Arandas na Natura foi a conta anual das ações de ativação de marcas do projeto Natura Musical.

Foram 80 eventos ao longo de 2013 espalhados pelos quatro cantos do Brasil em shows de artistas como Ney Matogrosso, Arnaldo Antunes, Otto, dentre vários outros selecionados pelo projeto que apoia iniciativas de valorização da música brasileira, além da realização das coletivas nacionais de imprensa.