Experiência de Marca

TNC apresenta o 'Movimento Água para São Paulo'

A organização ambiental The Nature Conservancy apresentou o projeto no dia 10/12, durante a primeira edição latino-americana do evento Clinton Global Initiative (CGI).

A organização ambiental The Nature Conservancy (TNC) apresentou no dia 10/12, durante a primeira edição latino-americana do evento Clinton Global Initiative (CGI), o Movimento Água para São Paulo, projeto de segurança hídrica, que tem como objetivo conservar as áreas críticas para a produção de água e garantir o abastecimento na maior cidade do País.

A plataforma foi apresentada no CGI América Latina, que reuniu líderes-chave de empresas, governo, sociedade civil e organizações não-governamentais para agir na resolução dos maiores desafios da atualidade, no Rio de Janeiro, entre os dias 08 e 10/12.

Por intermédio do fortalecimento dessas parcerias, da avaliação de iniciativas bem sucedidas e do desenvolvimento de novas estratégias, estes desafios podem ser vencidos por uma comunidade global próspera.

A degradação dos mananciais afeta a distribuição de água com qualidade (Foto: By Menu Especial).

Com uma população de quase 20 milhões de pessoas, a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) tem uma demanda por água, hoje, 4% maior do que há disponível nos reservatórios que a abastece.  

Uma das principais ameaças à continuidade do abastecimento de água com qualidade para a população e para a indústria é a degradação dos mananciais. Em São Paulo, especificamente, restam apenas 38% de cobertura florestal nessas regiões.

“Se nenhuma ação for tomada, em 2025, com o aumento da população local projetado em 7%, este déficit poderá ser quase cinco vezes maior, além de afetar negativamente o desenvolvimento de uma região que gera 20% do PIB do País”, alerta João Campari, diretor do Programa de Conservação da Mata Atlântica e Savanas Centrais da TNC.

O Movimento Água para São Paulo se insere na estratégia global da TNC de segurança hídrica e faz parte da Aliança de Fundos de Água da América Latina, que conta com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), da Fundação Femsa e do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF).

No Brasil, a TNC atua em mais de dez projetos de Fundos de Água, beneficiando mais de 700 proprietários rurais e milhões de pessoas nas grandes cidades, todos com apoio dos parceiros locais, tais como, Itaú, AmBev, Sotreq e Sabesp.