Após dois jornais ingleses ‘Daily Mirror’ e ‘Daily Mail’ terem divulgado, no dia 08/12, notícias que depreciavam Manaus, uma das sedes da Copa do Mundo de 14, o prefeito Arthur Neto (PSDB) informou em 09/12, em visita às obras da Praia da Ponta Negra, que deve ir à Inglaterra para dar uma coletiva de imprensa aos jornais ingleses esclarecendo as notícias veiculadas.
A medida é uma das três que deverão ser tomadas por Arthur para que as críticas recebidas sejam rebatidas. Antes da ida à Inglaterra, que ainda não tem data para ocorrer, o prefeito pretende entrar em contato com o embaixador do Reino Unido no Brasil, Alex Ellis; e reunir um press release para toda a imprensa inglesa e aos outros países que participarão da Copa do Mundo de 14, com os pontos positivos de Manaus.
“Pretendo fazer isso em parceria com o governador do Estado, Omar Aziz. Esse calendário será montado, primeiramente com o contato com o embaixador da Inglaterra, que foi bastante cortês conosco no sorteio dos jogos da Copa; depois o envio de um press release com os pontos positivos que começaram a ser corrigidos; e assim uma conferência de imprensa na Inglaterra para esclarecermos esses equívocos”, explicou Arthur.
Para o prefeito, o que contribui com imagens ruins do País, de fato, foi o que ocorreu ontem no jogo entre o Atlético Paranaense e Vasco da Gama. “O que aconteceu foi tudo, menos uma demonstração de civilidade esportiva, que terminam dando razão às pessoas que falam sem razão de Manaus e do Brasil. Por isso vamos mandar o press release para todas a imprensa mundial, que deve ter ficado estarrecida com o episódio ocorrido”.
Arthur destacou ainda que a sociedade manauara deve ficar ‘tranquila’ quanto às publicações inglesas. “Esses jornais que publicaram essas notícias não são grandes coisas. É um jornal que não desfruta de grande credibilidade e que não faz a mínima análise política e econômica de nada”.