Experiência de Marca

Eventos marcam o Dia Nacional da Consciência Negra

A data foi criada em 2003 pela Lei nº 10.639, que também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas. Em 2011, a presidente Dilma Roussef sancionou outra lei instituindo o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

Hoje é comemorado o Dia da Consciência Negra, em homenagem a Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. Morto em 1695, Zumbi defendeu seu povo e as comunidades quilombolas, que representavam a resistência ao sistema escravista e mantinham a cultura africana no Brasil.

A data foi criada em 2003 pela Lei nº 10.639, que também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas. Em 2011, a presidente Dilma Roussef sancionou outra lei instituindo o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, mas tanto a lei de 2003 quanto o decreto da presidente deixam a critério de cada cidade escolher se será ou não decretado feriado.

Zumbi dos Palmares.

Apesar de muitas cidades não terem uma programação especial para esse dia, outras decidiram comemorar com diversos eventos. Confira a programação:

São Paulo

Centros Educacionais Unificados (CEUs) da Capital paulista e o Centro Cultural São Paulo recebem hoje (20/11) sessões gratuitas de cinema em homenagem ao Dia da Consciência Negra. O filme exibido será o brasileiro “Besouro”, do diretor João Daniel Tikhomiroff.

O longa-metragem resgata a história do baiano Manoel Henrique Pereira, conhecido como Besouro Mangangá, e tido como o maior capoeirista de todos os tempos. A adaptação cinematográfica da vida do lutador mostra um pouco do que ele passou em sua trajetória contra o preconceito e a opressão no início do século XX.

Filme conta história de superação de preconceito racial (Foto: Divulgação/Globo Filmes)

Promovidas pela parceria Globo e Globo Filmes, além do Centro Cultural São Paulo, as exibições serão realizadas nos CEUs Casa Blanca e Feitiço da Vila, na Zona Sul da cidade, e no CEU Jardim Paulistano, na Zona Norte. A classificação indicativa é de 14 anos de idade.

Com exceção do Centro Cultural, onde há a necessidade de se retirar o ingresso na bilheteria com uma hora de antecedência, nos outros palcos basta aos interessados comparecer ao local na hora indicada e aproveitar o filme.

Outras Cidades Paulistas

Em Sorocaba, nesta quarta-feira, das 8h às 17h, serão realizadas atividades na praça Frei Baraúna, no Centro;

Em Itu, a festa é no Centro Esportivo e de Lazer do Pirapitingui. Os shows começam às 14h;

Em Porto Feliz, haverá apresentação de corais, às 16h, no Estádio Municipal;

A programação de Salto conta com concurso da beleza negra, às 19h30, na Sala Palma de Ouro;

Votorantim terá música e exposição de fotos no Aquário Cultura, das 14h às 22h.

Manaus

O espetáculo “Ciclo da Consciência Negra”, do Balé Folclórico do Amazonas, é uma das atrações em Manaus.

O lançamento do disco “Amazonas Band convida Gilson Peranzzetta e Mauro Senise”, da Orquestra Amazonas Band, também está entre os destaques.

Segundo a Secretaria de Cultura, os ritmos e as danças populares e folclóricas da cultura africana compõem o “Ciclo da Consciência Negra”. O espetáculo será apresentado hoje às 19h, no Largo São Sebastião, localizado no Centro de Manaus.

A apresentação tem coreografias que passam por ritmos como o samba de roda, a capoeira, o lundu, o gambá e o rapachão, representados em cena por aproximadamente 18 bailarinos e com duração de 20 minutos.

Curitiba

Mesmo que o Dia da Consciência Negra não seja feriado em Curitiba, a cidade terá uma programação em comemoração ao dia 20/11.

A Praça Zumbi dos Palmares, no bairro Pinheirinho, recebe desde as 8h30 apresentações musicais, atividades como capoeira e outras relacionadas à cultura afro-brasileira.

O local foi escolhido porque lembra a história de Zumbi dos Palmares, último líder do Quilombo dos Palmares, em Pernambuco. Nesta praça também esta instalado o Memorial Africano. A comemoração do Mês da Consciência Negra segue até dia 07/12 com eventos e atividades culturais.

Rio de Janeiro

O líder negro Zumbi dos Palmares é lembrado em Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro, com uma programação especial. As atrações incluem exposições, apresentações musicais, exibição de vídeos, batizados de capoeira e jongo, entre outros. As atividades são gratuitas e seguem até o dia 30/11.

O evento é realizado pela prefeitura, que divulgou as informações sobre a atração. De acordo com nota da assessoria, no feriado da Consciência Negra as atividades se concentrarão em frente ao busto de Zumbi dos Palmares, no largo do Mercado de Peixe, a partir das 9h.

Evento pela Consciência Negra na comunidade quilombola de Santa Rita do Bracuí, em 16/11/2013 (Foto: Divulgação/Prefeitura Angra dos Reis).

Em seguida, haverá posse do Conselho de Política da Igualdade Racial e assinatura do Termo de Adesão ao Plano Nacional contra o Extermínio da Juventude Negra, às 19h, na Casa Larangeiras.

“A partir daí [a adesão ao plano] a Prefeitura de Angra poderá desenvolver projetos e ações para diminuir os números da violência contra os negros em nossa cidade. Infelizmente as estatísticas mostram que essa violência em Angra reflete os dados nacionais e isso é muito preocupante”, diz o presidente da Fundação de Cultura de Angra dos Reis (Cultuar), Délcio José Bernardo, no comunicado da prefeitura.

Salvador

Os tambores baianos do grupo Olodum vão se juntar aos vocais norte americanos do The Platters hoje, às 19h, no palco da Concha Acústica do Teatro Castro Alves, às 19h, na apresentação de um grande show.

Com mais de 60 anos de existência e a impressionante marca de 53 milhões de discos vendidos, o grupo norte americano revelou recentemente em entrevista a uma revista nacional, que possui influências musicais brasileiras, como Tim Maia, Gal Costa, Milton Nascimento, Roberto Carlos, Caetano Veloso e Jorge Bem.

Convidada pelo Olodum para participar do “Fest Quilombo”, que este ano completa 30 anos, o grupo vocal The Platters, traz a Salvador grandes sucessos como, a declaração de amor ‘Only You’, que se eternizou mundialmente e “The Great Pretender”.

Rio Grande do Sul

O Dia Nacional da Consciência Negra será comemorado nesta quarta-feira com um debate com o antropólogo Rafael José dos Santos. O encontro, na União das Associações de Bairros de Caxias do Sul (UAB), vai discutir a vida do negro no município. Serão realizadas atividades como capoeira e danças afro-brasileiras.

“A gente já vê uma discriminação mais forte [com os imigrantes], não tem como negar que Caxias tem um viés mais provinciano de pensamento”, afirma Breno Dallas, coordenador do projeto ManifestaNegro. “Eu creio que esta questão de valorizar a cultura negra é uma forma de prezar por uma via mais libertária de pensamento, para que as pessoas abram suas mentes, aceitem a diferença”, acrescenta.