De cada dois turistas que visitaram o Brasil em 2012, um veio de países limítrofes do nosso País, como Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Peru e tantos outros vizinhos sul-americanos.
Foram 2,82 milhões de pessoas, o que representa um crescimento de mais de 18% em relação a 2010. “É um desempenho bem significativo, acima da média mundial, e que mostra que acertamos na aposta de aumentar a participação de turistas sul-americanos”, avalia o presidente da Embratur, Flávio Dino.

Ele lembra que, mundialmente, o turismo tem fluxo intrarregional. “Na Europa, 80% dos turistas são europeus. No México, mais de 80% são norte-americanos e no Sudeste Asiático, idem”, enumera.
Segundo Dino, fenômenos históricos – como as ditaduras latino-americanas, o processo de recessão dos países da região e o baixo nível de conexão de transporte na região – fazem com que o Brasil não siga o fenômeno mundial.
Em 2010, apenas 46% dos estrangeiros que nos visitavam eram sul-americanos. O crescimento dos últimos anos fez a participação chegar a 49,7%. A Embratur vai seguir apostando no aumento desse fluxo, como forma de garantir um novo patamar para o turismo internacional. “Somente teremos dez milhões de turistas por ano, quando tivermos oito milhões de latino-americanos”, prevê Dino.
A assinatura do contrato com os novos EBT’s (Escritórios Brasileiros de Turismo) no Exterior foi uma das importantes ações desenvolvidas em outubro pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) para impulsionar a divulgação do destino Brasil para o mundo.
Até o final do ano, 13 novas representações do Instituto estarão atuando nos principais mercados emissivos de turistas ao País. Serão sete escritórios na Europa, três nos Estados Unidos, um na Ásia e dois na América do Sul.
Dentro dessa aposta, a Embratur está abrindo, este mês, duas representações no continente. São os Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs), que terão uma dupla função, segundo a diretora de Mercados Internacionais, Leila Holsbach.
“Por um lado, vão atuar como frentes avançadas de inteligência comercial. Vão prospectar novas tendências de segmentos turísticos nesses mercados, o que nos permitirá fazer um ajuste fino de nossas estratégias de promoção”, afirma a diretora. Por outro lado, os EBTs vão servir de apoio para as ações promocionais da Embratur nesses mercados.
A meta colocada pela Embratur pelos responsáveis pelos EBTs é bem clara: atingir os 7,2 milhões de turistas em 2014. Na América do Sul, os dois escritórios serão instalados em Buenos Aires, na Argentina, e em Lima, no Peru.