Alunos de Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) têm participado de atividades acadêmicas um tanto diferentes neste semestre. Voluntários do Projeto Social Pelos & Apelos, eles reforçam as iniciativas da Organização Bem Animal (OBA), entidade de Florianópolis que promove visitas aos cães no canil municipal e mutirões de atendimento a animais em comunidades carentes.
As visitas aos cães resgatados, tratados e disponíveis para adoção no Centro de Zoonoses de Florianópolis, no Itacorubi, são realizadas todos os sábados, entre 14h30 e 18h, na chamada Cão Terapia. Abertos à comunidade, os encontros só são cancelados em caso de chuva.

Realizada desde 2007, a Cão Terapia visa exercitar, distrair, socializar, e, principalmente, preparar os animais para a adoção.
“A iniciativa convida pessoas de todas as idades a passarem uma tarde agradável com os animais. É um momento de carinho, brincadeiras, passeios e diversão, que faz bem tanto aos animais quanto para nós”, afirma o estudante Fabrício Pereira.
Já os Mutirões Mata-Fome têm por objetivo levar comida, roupas e medicamentos a animais – muitas vezes desnutridos e doentes – em comunidades carentes, sendo agendados para datas e locais específicos.
Iniciativa de 40 estudantes do oitavo termo noturno de Administração, oferecido no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc, o Pelos & Apelos visa ampliar a capacidade de atendimento da OBA e a conscientização popular sobre a causa animal. “Mais que um projeto social, queremos inspirar os jovens do Brasil a realizarem projetos desse tipo em suas universidades”, comenta Fabrício.
Sua principal meta é a aquisição de um veículo para resgate e atendimento de animais, instrumento essencial ao trabalho realizado pela organização. Para tanto, os acadêmicos buscam arrecadar recursos por meio de eventos – como happy hours e almoços solidários – captação de patrocínios e ações de merchandising.