Outubro é considerado o mês de combate ao câncer de mama, mas não é porque o mês acabou que as mulheres, vão se descuidar da saúde.
Afinal, o câncer de mama é hoje um grave problema de saúde pública. A cada ano, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de 50 mil novos casos de câncer de mama são diagnosticados no País.
O número de novos casos vem crescendo em todo o mundo, mas, em muitos países desenvolvidos, como nos EUA e na Europa, as taxas de mortalidade vêm caindo ano após ano. Infelizmente, essa realidade é diferente no Brasil, aqui, os gráficos mostram que a curva da mortalidade vem aumentando.
“Quanto mais cedo elas chegarem ao diagnóstico, maiores serão as chances de cura” explica a presidente da Femama, Dra. Maira Caleffi. Por isso que durante todo o mês, marcas e instituições se mobilizaram em prol da conscientização da mamografia preventiva.
Pensando na importância da prevenção, a Clínica Fares, de São Paulo, em uma ação especial para encerrar o mês de conscientização, coloriu os céus da cidade com revoada de balões rosa. Na ocasião, as mulheres foram convidadas a participar escrevendo cartões que foram amarrados a cada um deles.
“O objetivo simbólico da ação foi levar o incentivo da prevenção cada vez mais longe para que mais e mais mulheres possam ser salvas”, diz o fundador da Clínica Fares, Dr. Adiel Fares.
No mês que se passou, o live marketing foi muito utilizado para fazer chegar às pessoas a real necessidade da prevenção da doença.
Nossa redação, não querendo deixar passar em branco esta luta, que não dura apenas 31 dias, mas sim, 365 dias, listou as principais ações de marketing promocional realizadas durante o mês do Outubro Rosa.
Vôlei Amil une marketing esportivo com Outubro Rosa. Com uniforme cor de rosa e o slogan “Contra o câncer de mama, a prevenção é a melhor jogada!”, a ação pode ser considerada um case de sucesso.
Táxis mudam de cor em Salvador em prol do Outubro Rosa. A ação de marketing sustentável da Clínica Amo, denominada “Amo Outubro Rosa”, se estrutura pela plotagem dos veículos, fazendo referência ao mês em que se intensificam as campanhas contra o câncer de mama.
Palladium desenvolve ação criativa para o Outubro Rosa. A ação foi dividida em duas fases, que consistiram na distribuição de pipocas cor de rosa, e, num segundo momento, uma ação interativa que, por meio da participação dos clientes no Facebook, acenderam a fachada do centro de compras na cor da campanha.
Azul Linhas Aéreas leva o Outubro Rosa ao céu. Para que as ações chegassem aos clientes, a empresa apostou na capacitação e treinamento dos funcionários, que receberam a missão de repassar informações e dicas sobre o diagnóstico e o tratamento adequado da doença.
Marcativa aposta na informação contra o câncer de mama. A agência de marketing promocional, liderada por duas jovens mulheres, escolheu esta causa como principal bandeira social da empresa, se engajando para mostrar ao maior número de mulheres sobre a importância da prevenção.
“Piquenique Rosa” sensibiliza mulheres sobre mamografia. A ação de marketing promocional teve como objetivo despertar a atenção das mulheres sobre a importância da realização da mamografia como estratégia de prevenção do câncer de mama.
‘Tinta Contra o Câncer’ invade as ruas de São Paulo. A ação contou com a participação de artistas do grafite que cederam seus trabalhos para uma intervenção urbana que fez alusão à mastectomia (cirurgia de retirada do seio).
Guarda-chuvas rosas alertam sobre o câncer de mama. Dezenas de mulheres se reuniram na tarde de 15/07, em frente à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, para chamar a atenção da sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento da doença.
Mulheres apoiam seios em mesas e viram hit na web. O vídeo da agência 360i estrela Erin Daniels (The L Word), Jillian Bell (Workaholics), e Edi Patterson (The Groundlings) estimulou as mulheres a fazerem fotos suas apoiando os seios nas mesas.
Rubinho Barrichello troca o verde pelo rosa na Stock Car. Um dos mais conhecidos ícones da Stock Car, a tradicional cor verde da equipe Full Time deu lugar ao rosa no carro de Rubens Barrichello na etapa da corrida em Curitiba (PR).