Experiência de Marca

L’Oréal reúne celebridades na luta contra a Aids

Consagrados artistas brasileiros abraçaram a causa e emprestaram sua imagem para a famosa folhinha. Torna-se um bom momento para se refletir - e agir - sobre a prevenção da Aids, nessa ação capitaneada pela Fundação L'Oréal, em parceria com a Unesco.

O ano de 2014 está quase chegando, mas o seu melhor cartão de visitas já está a pleno vapor. Já virou tradição. As fotos para ilustrar a edição 2014 do calendário da campanha “Cabeleireiros Contra a Aids”, que foram feitas tendo o mítico Copacabana Palace como cenário, será lançado dia 30/10, no Rio de Janeiro.

Consagrados artistas brasileiros abraçaram a causa e emprestaram sua imagem para a famosa ‘folhinha’. Torna-se um bom momento para se refletir – e agir – sobre a prevenção da Aids, nessa ação capitaneada pela Fundação L’Oréal, em parceria com a Unesco e que, no Brasil, recebe o apoio do Ministério da Saúde.

Stephanie Brito (Foto: Marcelo Corrêa).

A peça traz 12 fotos de personalidades brasileiras assinadas pelo fotógrafo Marcelo Corrêa, com produção de Christina Boller e make up de Nat Rosa. A inspiração veio da suavidade e da delicadeza, com o cenário mais neutro possível para que os cabelos, assinados por renomados cabeleireiros, fossem a grande estrela.

Em cada mês do calendário há mensagens de prevenção ao HIV/Aids. Com o slogan “Quem Cuida da Beleza, Cuida da Saúde”, as atrizes Maitê Proença, Bruna Marquezine, Angela Vieira, Carolina Kasting, Giovanna Lancellotti, Lisandra Souto, Sthefany Brito, Erica Januza, Fernanda Rodrigues, o ator Thiago Fragoso, o jogador de futebol Fred, Erica Januza, Bruna Marquezine, Fernanda Keulla, posaram pela causa. O custo unitário é de R$ 15,00 e toda a renda é revertida para a Sociedade Viva Cazuza.

Angela Vieira (Foto: Marcelo Corrêa).

Cabeleireiros contra a Aids é um projeto mundial da L’Oréal em parceria com a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). No Brasil, tem apoio do Ministério da Saúde, por meio do programa Nacional de DST/Aids.

A ideia surgiu em 2001, na África do Sul, e tornou-se mundial em 2005, com a assinatura em Paris de um acordo entre a presidência da L’Oréal Divisão de Produtos Profissionais e a direção da Unesco. Hoje, a campanha está presente em 30 países; no Brasil foi lançada em 2006.

Carolina Kasting (Foto: Marcelo Corrêa).

A iniciativa tem o objetivo de despertar o espírito de solidariedade nos profissionais que estão diariamente em contato com pessoas de diferentes faixas etárias e sexo, transformando-os em agentes difusores de informação para o combate à Aids.

Nos cursos ministrados pelos técnicos da L’Oréal Divisão de Produtos Profissionais no Brasil – marcas L’Oréal Professionnel, Kérastase, Redken e Matrix – os cabeleireiros participantes recebem informações e materiais sobre a campanha para divulgar a mensagem em seu ambiente de trabalho.

Fernanda Rodrigues (Marcelo Corrêa).

A Sociedade Viva Cazuza é uma entidade sem fins lucrativos, que funciona em Laranjeiras, no Rio de Janeiro. Ela é uma casa de apoio que abriga 23 crianças com Aids e conta também com um Projeto de Adesão ao Tratamento, atendendo mensalmente a 140 pacientes na rede pública do Rio de Janeiro.

Com um custo de R$ 60 mil por mês com medicamentos, médicos, funcionários e alimentos, a instituição passa por graves dificuldades financeiras. Pois sobrevive por conta da renda dos direitos autorais de Cazuza e de doações, que não cobrem os gastos fixos mensais.

Fernanda, campeã do BBB13 (Foto: Marcelo Corrêa).