O Edukatu, rede de aprendizagem de professores e alunos para o consumo consciente do Instituto Akatu, acaba de lançar uma ação de marketing promocional on-line para estimular a comunidade escolar a comemorar o mês do consumo consciente de uma forma diferente, realizando piqueniques sustentáveis.
Além de possibilitar o aprendizado sobre uma série de questões relacionadas a consumo consciente, como alimentação saudável, aproveitamento de sobras, ciclo de vida dos produtos e reciclagem de resíduos, a ideia é que esses piqueniques ajudem a envolver, de uma maneira prazerosa e lúdica, mais pessoas com a causa e a discussão do tema.
Para participar da ação, as equipes de alunos e professores devem se inscrever na plataforma on-line do Edukatu, fazer as atividades propostas e realizar o maior número possível de piqueniques sustentáveis, segundo o guia produzido pelo Akatu, além de cumprir os desafios extras sugeridos.
Esses desafios envolvem, entre outros, contato com profissionais ou atores sociais que trabalhem temas como compostagem, recicláveis, horta nas escolas, produção de orgânicos e iniciativas de não desperdício.
Pesquisa e criação de receitas com uso de alimento integrais, que possam ser feitas no piquenique, e um desafio específico para a reflexão sobre a compra, o uso e o descarte correto de produtos utilizados no piquenique, também somarão pontos às equipes participantes.
A ação promocional vai até o dia 14/11, e os grupos que mobilizarem mais pessoas e cumprirem mais desafios extras serão premiados. Os vencedores serão contemplados com a visita da equipe do Edukatu à escola para promover novas atividades, produção de uma videorreportagem sobre o trabalho realizado e equipamentos de informática e fotografia.
“Conscientizar o maior número de pessoas sobre a importância do consumo consciente é o nosso objetivo. Em vista disso, todas as iniciativas para atingir esta meta serão avaliadas e publicadas no Edukatu, servindo de exemplo para todos”, explica Silvia Sá, gerente de educação do Akatu.
As equipes participantes do desafio devem registrar seu envolvimento por meio de relato escrito e material fotográfico, publicados também no portal do Edukatu, e apresentar ainda uma lista de presença com a identificação dos presentes aos piqueniques promovidos.
A ação é uma iniciativa do Instituto Akatu e da Braskem, como correalizadora, além do apoio da HP.