A Coca-Cola Company planeja erguer aproximadamente dois mil quiosques até 2015 em 20 países diferentes com o objetivo de oferecer água, conexões com a internet, energia, vacinas, refeições prontas, além de vender, claro, Coca-Cola e outros produtos relacionados.
A informação foi divulgada no site da empresa. Neste momento, já existe um quiosque em versão piloto, na cidade de Heidelberg, África do Sul. Trata-se de um contêiner alimentado por painéis solares, uma antena para a rede Wi-Fi e um destilador de água Slingshot.
De acordo com o The New York Times, o modelo de negócio dos quiosques ainda está sendo discutido pela Coca-Cola. Não está claro se os serviços serão gratuitos ou pagos, ou quais deles devem ser cobrados. Ao menos, os mais básicos devem ser gratuitos. Os quiosques serão distribuídos em países da África, Ásia, América do Norte e América Latina.
O problema atual enfrentado pela empresa é o custo de instalação: cada quiosque não sai por menos de 100 mil dólares. Entretanto a produção em volume deverá reduzir o preço para menos de US$ 2 mil.
A Coca-Cola Company afirmou que, idealmente, os quiosques serão comandados por mulheres, com o objetivo de capacitá-las por meio do empreendedorismo e oportunidades de emprego.