O momento econômico do Brasil não está bom nem para as indústrias e nem para o varejo. E, para quem vende produtos importados, mais ainda com a alta do dólar. Para alavancar as vendas, resta ao comerciante inovar em suas ações de marketing promocional e estratégias que atraiam os cliente no ponto de venda.
Pensando numa forma de interagir ainda mais com o cliente no PDV, o Grupo Afeet (detentor das marcas Authentic Feet, Artwalk, Magic Feet e Tennis Express) passará a disponibilizar em suas lojas o iFeet, uma ferramenta on-line que auxiliará os consumidores a fazer as compras, como se fosse uma prateleira virtual.
“Informações técnicas dos produtos, detalhes sobre os acabamentos, cores e tecnologia são algumas das informações que estarão disponíveis e que poderão se tornar importantes para a decisão da compra”, detalha Samara Salum, responsável pelo projeto.
Na prática, as lojas passarão a disponibilizar telas touch screen acopladas aos totens, que mostram aos clientes as demais variedades de produtos, isso entre as próprias prateleiras com produtos físicos, permitindo uma exposição total dos itens disponíveis na loja, além de trazer para os clientes o serviço de autoatendimento, de acordo com a conveniência.
A primeira unidade a receber esta plataforma foi a recém-inaugurada Artwalk do Shopping Plaza Mooca, em São Paulo, e a estratégia é que tantos as lojas desta rede quanto as da Authentic Feet recebam essa nova ferramenta nos próximos meses.
Para Samara, tanto os lojistas quanto os clientes serão beneficiados com esta ação. “Os franqueados conseguirão compilar todas as informações da loja e do consumidor em uma única plataforma, como processos de estoque, distribuição, atendimento ao cliente, banco de dados e marketing, o que permitirá que as pessoas tenham uma experiência com a marca e não com os canais da marca”, explica.
O iFeet deve atuar como assistente da equipe de vendas das unidades, com um conteúdo bastante relevante, com informações técnicas,imagens dos produtos e mídias promocionais (fotos e vídeos) disponibilizadas pelos fornecedores (Nike, Adidas, Vans, entre outros). “Isso trará maior segurança na decisão de compra do consumidor, o que possibilitará uma maior taxa de conversão”, pontua a executiva.
Além disso, a plataforma terá um sistema de busca de produtos para tornar a consulta mais ágil e dinâmica e também uma tela de cadastro, que auxiliará na captação de cadastro de CRM (customer relationship management) para os lojistas, permitindo que no futuro o atendimento aos clientes seja de uma forma mais personalizada e de acordo com o suas preferências.
Treinamento On-Line
Com o iFeet, os colaboradores das lojas do Grupo Afeet poderão ser treinamentos de maneira on-line, tendo acesso às informações sobre os lançamentos dos players (Nike, Adidas, Mizuno, Asics) em todos os PDVs ao mesmo tempo. “São ações que visam não só resultados comerciais, mas também de gestão de equipe de treinamento”, pontua a executiva.
As franquias também estarão conectadas via rede social interna e eles poderão conversar entre si, trocar experiências sobre o dia a dia de cada loja, compartilhando sua experiências, e, automaticamente, gerando uma competição saudável entre as lojas.