O escritor e professor Leonardo Boff é o convidado do debate “O grito nas ruas e o eco na educação” que acontece dia 21/09, no Rio de Janeiro.
O encontro será o destaque da 23ª Jornada Pedagógica EscolasRio, que ocorrerá no Teatro Oi Casa Grande, das 8h às 12h. O grupo EscolasRio quer discutir e analisar os protestos, que reuniram muitos de seus professores e alunos.
“De junho para cá, não faltam perguntas. Como ecoou esse grito dentro das escolas? Como lidar com esse novo conteúdo? Nas propostas pedagógicas de nossas escolas consta promover o pensamento crítico e reflexivo; desenvolver a cidadania; e promover a transformação social em busca de um mundo igualitário e justo”, diz Fátima Fontenelle, presidente do grupo, que reúne 41 escolas particulares.
O grupo também surgiu de um debate, sobre a nova proposta para o Ensino Médio contida na Lei de Diretrizes e Bases de 1996, a partir da reflexão de educadores sobre o papel das escolas. A direção do EscolasRio explica que o grupo não é ligado ao sindicato patronal nem ao dos professores.
“Partilhamos experiências no campo educacional, visando o crescimento dos participantes e buscando qualidade em educação. Temos pessoas físicas e instituições. As Jornadas Pedagógicas são uma marca do grupo, promovendo o debate e a reflexão”, conta Fátima Fontenelle.