Experiência de Marca

Atrativos turísticos serão apresentados em Paris

Entre outras regiões, serão destacados o Vale dos Vinhedos, Campos de Cima da Serra, Pampa, Missões e Região Central, origem das ossadas de dinossauros gaúchos.

Os atrativos turísticos do Rio Grande do Sul serão apresentados ao público parisiense pela secretária de Turismo do Estado, Abgail Pereira, em conferência sobre o setor no dia 18/09, às 17h30 na Prefeitura do 14º Distrito de Paris (12 rue Castagnou, 75014).

Com especial atenção ao gosto local, as atrações serão a gastronomia, atividades ligadas à natureza, à cultura e à paleontologia, outra paixão francesa. Entre outras regiões, serão destacados o Vale dos Vinhedos, Campos de Cima da Serra, Pampa, Missões e Região Central, origem das ossadas de dinossauros gaúchos.

O hotel SPA do Vinho é opção de hospedagem em meio às videiras do Vale dos Vinhedos (Foto: By Globo Rural).

A mesa redonda dedicada ao turismo do Rio Grande do Sul será acompanhada de shows, mostras fotográficas e ações culturais, como um workshop de churrasco, que vão promover o Estado de 17 a 21/09, no 1º Festival do Rio Grande do Sul de Paris.

O evento é uma iniciativa da organização sem fins lucrativos parisiense Association Sol do Sul e conta com os apoios de Embaixada do Brasil na França, Governo do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Porto Alegre e Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih) do RS, entre outras.

A conferência intitulada “Turismo Criativo em Porto Alegre”, acontece no dia 18/09, e, além da secretária Abgail Pereira reunirá o secretário municipal do Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes, o diretor da Abih-RS, Abdon Barretto Filho, Jean-Bernard Bros, secretário-adjunto da Prefeitura de Paris e encarregado do turismo local, e Sylvie Canal, representante da creativeparis.info.

Serão enfatizadas no evento iniciativas ligadas ao turismo criativo, que consiste em oferecer ao visitante a oportunidade de experimentar a vida de um determinado local por intermédio de oficinas e imersões em atividades de cunho cultural, como o processo de fabricação de artefatos ou a feitura de um churrasco e outras iguarias típicas, por exemplo.

Artistas como Marlene Pastro, Izabel L’Aryan e Charle Arce farão o show de abertura no dia 17/09, além de ministrarem cursos de danças típicas ao longo da programação até 21/09. Nesse período também haverá mostras de fotografias do RS de Leonid Streliaev e Dulce Helfer, bem como exibição dos filmes Porto Alegre Meu Canto no Mundo, de Cícero Aragon, e Menos que Nada, de Carlos Gerbase.

Livros de autores gaúchos traduzidos para o francês, como Letícia Wierzchowski, Airton Ortiz e Alcy Cheuíche, entre outros, estarão igualmente disponíveis. Mauro Abreu de Camargo, o Embaixador do Churrasco, também apresentará durante o evento uma série de informações ao público francês sobre como preparar a mais típica das comidas gaúchas, incluindo instruções sobre os cortes de carne bovina.