De 09/10 a 24/11, o Projeto Portinari leva ao Cine Theatro Brasil Vallourec – localizado na Praça Sete, em Belo Horizonte a exposição “Guerra e Paz, de Portinari”, como marco da inauguração do mais novo centro cultural da cidade.
Em cena, ocupando todo o palco do Grande Teatro, as obras primas de Cândido Portinari (1903-1962): dois monumentais painéis produzidos na década de 1950, com 140 m² cada – Guerra e Paz.
A exposição ocupará todos os espaços do Cine Theatro Brasil Vallourec, oportunidade para que o público possa apreciar não só as obras do pintor, mas também a restauração de um dos mais tradicionais espaços culturais da Capital mineira.
No Salão de Eventos, serão expostos mais de 60 estudos preparatórios para a elaboração dos painéis, elaborados pelo pintor entre 1952 e 1956. Obras de coleções internacionais particulares, desde pequenos esboços a lápis sobre papel a grandes estudos a óleo sobre madeira, merecem destaque na mostra.
Uma centena de documentos históricos – cartas, fotos, depoimentos e objetos pessoais – que contam, em detalhes, toda a trajetória de criação dos painéis, proporcionam ao visitante uma visão única.
O acesso à exposição será feito por meio de sessões. Todos os dias, de hora em hora, grupos de até 400 pessoas entrarão no espaço para visitar a exposição. Um vídeo de dez minutos sobre o pintor mostrará o processo criativo de Portinari na elaboração de “Guerra” e “Paz”.
Os visitantes poderão subir ao palco para apreciar a obra de perto. O Cine Theatro Brasil Vallourec ficará aberto de 10h às 20h (última sessão, às 19h).