O projeto Curta Nordeste foi lançado durante a 41ª Feira de Turismo das Américas – Abav 2013, que aconteceu em São Paulo nos dias 07 e 08/09.
A iniciativa foi da CTI(Comissão de Turismo Integrado do Nordeste), em parceria com o Ministério do Turismo e a Embratur, tendo a agência Exclusiva!BR Comunicação como responsável pela campanha de marketing.
Pela primeira vez, os nove Estados da região Nordeste serão divulgados de forma integrada, por meio de uma grande plataforma de comunicação.
A revista lançada no evento é a primeira etapa do Curta Nordeste, que já conta com uma página no Facebook e até o fim do ano terá um site oficial e um aplicativo mobile, com serviços dos destinos turísticos da região. Também estão previstos a criação do Guia Anual Curta Nordeste e o Prêmio Curta Nordeste de Incentivo ao Turismo.
O evento teve a participação do presidente da Embratur, Flávio Dino; do secretário do Ministério do Turismo, Vinícius Lummertz; e de todos os secretários de turismo dos nove Estados nordestinos, juntamente com o presidente da CTI, Alberto Feitosa, que destacou a importância da ação: “Conhecer o Nordeste é o sonho de muito brasileiros. A nossa ideia é criar um roteiro que atenda diversos Estados e divulgue a região como um todo”.
A primeira edição da Revista Curta Nordeste conta com cerca de 80 páginas e traz um especial com nove praias nordestinas.
A revista aborda ainda os preparativos da região para a Copa do Mundo Fifa 2014, além de destacar as principais manifestações culturais de três Estados nordestinos.