Cerca de 30 empresários participaram do diálogo sobre inovação, sustentabilidade e tendências globais de consumo e varejo de moda, no último dia 27/08, na unidade da Fiep no Jardim Botânico, em Curitiba.
O evento, promovido em parceria com o Centro Internacional de Negócios e Conselho Setorial do Vestuário da Fiep discutiu formas de fomentar a competitividade da indústria têxtil paranaense.
“As marcas mais relevantes no futuro serão aquelas capazes de fazer parte da vida das pessoas” afirma Fred Gelli, sócio-diretor da Tátil Design, agência responsável pela elaboração da marca das Olímpiadas e da Paralimpíadas do Rio.
Segundo Gelli, a tendência é que os consumidores de hoje tornem-se desfrutadores, ou seja, passem a adquirir a experiência que o produto pode lhe proporcionar, em vez de o produto em si.
“O consumo e a produção estão atingindo um patamar insustentável. A tendência é que esse quadro se modifique, e nesta mudança, só as marcas capazes de agregar valores realmente relevantes aos seus produtos permanecerão”, explica Gelli.
“Para isso, inovação é fundamental, em qualquer setor. Deve ser um processo contínuo e integrado. Na moda, não pode ser diferente”, conta.
O evento foi promovido pelo Programa de Exportação da Indústria de Moda Brasileira (Texbrasil) e desenvolvido pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit).
Além da Federação das Indústrias do Estado do Paraná também a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), foi parceira do encontro.