O Publicis Groupe, por meio de sua rede de relações públicas MSL Worldwide, concluiu a compra do controle acionário da agência digital brasileira Espalhe, dos sócios Gustavo Fortes, Roberta Paixão, Cleber Martins e Patrícia Albuquerque, que, agora, passam a ter participação minoritária.
A negociação foi revelada por Meio & Mensagem em abril. Esta é a primeira aquisição do Publicis no mercado brasileiro após anúncio da megafusão com o Omnicom.
Em 2010, o Publicis Groupe e a rede MSL já haviam adquirido o controle acionário da agência de relações públicas Andreoli, fundada em 1993 por Paulo Andreoli e na qual a holding francesa tinha participação desde 2002.
“A Andreoli MSL tem mais experiência no setor corporativo e agora queremos algo com foco no consumidor”, disse ao Meio & Mensagem Olivier Fleurot, CEO global da MSL, quando esteve no Brasil em março. Além de forte atuação em mídias sociais, a Espalhe tem um braço na área de relações públicas, a Fan.
Criada em 2003, a Espalhe tem cerca de 90 funcionários em seus escritórios de São Paulo e Rio de Janeiro, atuantes nas áreas digital, social, relações públicas e eventos. Entre seus clientes estão Guaraná Antarctica, AmBev (corporativo), Fiat, Halls, Activia e Adidas. A agência passará a se chamar Espalhe MSL e integrará o MSL Group, como já ocorre com a Andreoli.
Gustavo Fortes será mantido na direção diretor-geral da Espalhe MSL, e se reportará a Paulo Andreoli, chairman da MSL Group na América Latina. Fortes, Martins e Roberta farão parte do board brasileiro da MSL.
No ano passado, a Espalhe entrou para a lista das 50 mais criativas do mundo do Advertising Age, sendo a única brasileira citada.
Fonte: Felipe Turlão/Meio e Mensagem.