Experiência de Marca

Para Carlos Ferreirinha "experiência é tudo!"

A Mix Marketing realizou um evento em Goiânia com a presença do consultor  e após o evento conversou com ele sobre as aplicações do mercado de luxo para o Live Marketing.

Os consumidores premium antes concentrados no eixo Rio – São Paulo, se espalharam por todo o Brasil alterando os padrões de consumo, classes sociais em ascensão, aqueceram todos os segmentos do mercado que se reinventam para atender o novo perfil de consumo.

É visto a olhos nus, empreendimentos milionários cada vez mais presentes nas cidades das regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste. Tudo hoje passa por um processo de sofisticação, o básico se torna premium, as pessoas não buscam só qualidade, buscam exclusividade.

Entrevistado Carlos Ferreirinha (Foto: From Mix Marketing).

O Estado de Goiás é um exemplo disso, em plena ascensão econômica, recebe cada vez mais um número maior de  indústrias, filiais de grandes empresas  instaladas, nesse cenário, o mercado imobiliário se destaca ainda mais.

Diante desse quadro favorável a bons negócios   as incorporadoras GPL, Terral, Town preparam para este semestre o lançamento de um residencial de alto padrão  que representará um marco no mercado imobiliário de luxo de Goiânia.

Reunião com a imprensa de Goiânia (Foto: From Mix Marketing).

E para participar da estratégia do produto convidaram o presidente da MCF Consultoria &Conhecimento e  executivo da Louis Vuitton , Carlos Ferreirinha, considerado um dos mais importantes players do mercado de luxo, que teve recentemente um bate papo descontraído com a imprensa de Goiânia.

Diretoras executivas da Mix Marcela Cunha e Juliana Veiga e o sócio da GTMIX, Gabriel Teodoro.

As diretoras executivas da agência Mix Marketing, Juliana Veiga e Marcela Cunha,  participaram desse bate papo, representando o Promoview Centro-Oeste e após o evento conversaram com o Consultor , sobre as aplicações do mercado de luxo para o Live Marketing.

Marcela, com a blogueira Sheila Doumit (Foto: From Mix Marketing).

Confira a entrevista abaixo:

Mix – Hoje a palavra chave do momento é EXPERIÊNCIA. Para você qual deve ser a preocupação das marcas para gerar experiências relevantes?

Ferreirinha Para começar acredito que não basta ter um bom produto ou um bom serviço, isso é o mínimo no mercado de luxo, é preciso impactar e encantar.

Experiência é tudo, é muito mais que um termo e sim uma criação, uma  construção pautada nos detalhes para se dar um passo além daquilo que o individuo naturalmente já tem como expectativa.

É um exercício estratégico, metódico e ininterrupto  para se conseguir criar algo genuíno que encante e surpreenda as pessoas.

E falo mais, é preciso superar a tendência que nós seres humanos temos de achar que tudo que nos fazemos é ótimo, eu costumo dizer que na “experiência” tudo o que você faz é o mínimo, é sempre preciso fazer um pouquinho a mais, é necessário que o profissional vá  além e  saiba  construir à experiência para o outro.

Não adianta você achar que está incrível, tem que ficar incrível para o outro, se isso não acontece é preciso continuar a fazer mais e  ir além. A visão subjetiva do outro é muito superficial diante do que você precisa fazer mercadologicamente.

Mix – Você faz uso de pesquisas de institutos para trabalhar com seus clientes?

Ferreirinha-  Eu faço uso de pesquisa e até gero pesquisa,  mas a utilizo como balizador, eu não acredito em uma pesquisa que determina o caminho, são  apenas indicadores vocês precisam temperar com experiências, trajetórias e com a visão compartilhada.

Qualquer pesquisa, por exemplo, vai apontar que a renda per capita da Região Sul que é maior do que  as rendas per capitas  das Regiões Nordeste e Centro-Oeste, mas a “experiência” diz que o Sul do Brasil não tem entusiasmo de consumo, que  a excitação do consumo está no Nordeste e no Centro-Oeste, a pesquisa tem que dar o drive mas não deve ser uma determinante da decisão.

Mix – Considerando o corte de antes e depois do start up do mercado de luxo, qual a medida certa para convencer o cliente a inovar mesmo correndo riscos?

Ferreirinha Eu não acredito que você deve ouvir cliente, eu afirmo que somos nós que educamos os  clientes.  As marcas precisam ter a coragem de ousar, de inovar, se diferenciar,  para então se destacarem, nunca ninguém pediu iPhone, iPad ou carro com um computador de bordo.

É preciso ter a sensibilidade de entender que somos nós, os profissionais, que guiamos os nossos clientes e apresentamos as novidades do mercado.

Vou usar uma frase de um design brasileiro Lincon  Seragini  que diz o seguinte “Não existe inovação sem risco”, e nem crescimento. Se você não corre risco você não está inovando, portanto está apenas fazendo mais do mesmo.

Mix – As redes sociais vieram para ficar? Nós como agência e cliente temos que entender o mundo digital  no mercado de luxo?

FerreirinhaEu sou uma pessoa prática e pragmática, não fundamento as coisas na visão do academicismo, eu entendo as redes sociais da seguinte forma: O mercado é soberano, em alguns momentos já não cabe a nós a reflexão se isso é bom ou se vai dar certo, eu tive muitas dúvidas sobre consumo na  internet.

Sempre achei que o consumo na internet seria sobre a perspectiva  da reposição, então você conhece  e compra o  perfume, depois apenas o repõe, hoje eu sei que isso não é verdade,  para você ter uma noção 70 % da venda de perfumes no mundo digital é de novidade, não é reposição!

A pergunta se a internet veio para ficar deveria ter sido feita á dez anos atrás, o mundo digital já uma realidade e também  já se sabe que ele trouxe ônus e bônus, a questão hoje é como criar no mundo digital as mesmas experiências que somos acostumados a criar no mundo físico tradicional?

Evitar Instagram, Facebook e as demais redes sociais é remar contra o mercado, e isso é irreversível. A nova geração não dialoga de uma outra forma, portanto, não há alternativa, a solução é se adaptar começando pelo básico e seguir em frente.