A Mitsubishi Motors do Brasil firmou uma parceria com a ONG Waves for Water, criada pelo ex surfista profissional Jon Rose, para distribuir filtros capazes de limpar e purificar qualquer água.
Durante o Rally dos Sertões, que vai de 25/03, a 03/08, a equipe da ONG viajará pelo sertão do País com uma L200 Triton, levando ajuda aos vilarejos que precisam de água potável.
A bordo da cabine dupla da Mitsubishi, a ONG distribuirá os kits de filtragem, compostos por balde e mangueira com filtro, e pretende atingir pelo menos 20 mil pessoas. “A robustez dos veículos da marca será providencial para que a equipe alcance os locais mais remotos, de difícil acesso, marcados pela falta de estrutura”, afirma Fernando Julianelli, diretor de Marketing da Mitsubishi.
A organização atenderá as comunidades ao longo do roteiro do rali, que passa pelos Estados de Goiás e Tocantins. Os kits de filtragem são capazes de purificar qualquer água e deixá-la livre de barro, sujeira e bactérias, inclusive as que causam doenças, como cólera, salmonela, diarreia, disenteria e outras.
Além de atender às comunidades carentes, a ONG também colocou esses filtros à disposição da Equipe Mitsubishi Petrobras, Equipe Mitsubishi Brasil, Vila Sertões (acampamento oficial), X Rally Team, Honda Motos e Bianchini Rally, que usarão o sistema durante a prova, garantindo água potável durante os 10 dias da competição.
Waves for Water
O fundador do projeto Waves for Water, Jon Rose, começou a empreitada em 2009 e já esteve no Brasil em algumas ocasiões: visitou a região amazônica e comunidades carentes em São Paulo e Santa Catarina, e também socorreu as vítimas da tragédia em Teresópolis, Rio de Janeiro, em 2011.
Entre as ações mundiais, a ONG ajudou a população no Haiti, que ficou devastada após o terremoto de 2010. Também levou ajuda às vítimas do furacão Sandy, nos Estados Unidos, e passou por Serra Leoa, Nepal, Japão, Nicarágua, Coreia do Norte… Já foram distribuídos mais de cem mil filtros, ajudando mais de dez milhões de pessoas.
Agora, a ONG chega oficialmente ao Brasil trazida por Guga Ketzer, publicitário e diretor de criação da agência Loducca. “O projeto é transformador. Quem mora em grandes cidades não pensa na água como um problema. Mas, para muitas famílias, o acesso à água limpa é questão de vida ou morte”, diz Guga.
O kit pode fornecer água potável para até 100 pessoas por dia e tem duração prolongada, pois pode ser limpo. “Basta ser bem utilizado”, explica o publicitário. “Sempre que levamos o filtro, fazemos uma demonstração de como usar e conservar.”
É importante lembrar que as famílias e comunidades que sofrem com a falta de água também utilizam o recurso para cozinhar, se banhar e fazer limpeza, o que melhora a saúde e diminui a ocorrência de doenças. Água limpa é sinônimo de qualidade de vida.