Olho no olho continua sendo a melhor estratégia de negócios. A afirmação é de Sandro Ari Pinto, copresidente da CIAGroup, agência brasileira de comunicação integrada. O profissional constatou durante a AIBTM, de Chicago, em junho de 2013, que o mais importante continua sendo o relacionamento entre as pessoas.
O evento apresentou como tema “Definindo o futuro de reuniões…Juntos” em que o resgate do contato humano é apontado como grande tendência. “Parece ironia afirmar que mesmo com os recursos de internet em nossa comunicação diária o que os norte-americanos estão identificando como tendência é a volta às origens. O relacionamento continua sendo tão importante do que qualquer ferramenta tecnológica”, explica Sandro.
De acordo com dados apresentados na palestra do futurista J. Walker Smith, executivo do Futures Company e um dos principais analistas norte-americanos sobre as tendências de consumo, as relações humanas tornaram-se o produto final. Ele afirma que uma mercadoria ou serviço pode ser genial, mas se ele não tiver compromisso com o cliente, não dará certo.
Em contrapartida, o caminho para o entretenimento aponta como podemos usar os recursos tecnológicos para nos envolver. Walker citou o fundador da Apple, Steve Jobs, que transformou a tecnologia em algo mais atraente. Criou sistemas operacionais capazes de operar de forma simples e divertida. E revelou algo que parece óbvio. Jogar nos une.
Outra pesquisa recente, realizada nos Estados Unidos pela IRF (Incentive Research Fondation) com mais de dois mil planejadores de programas, fornecedores e compradores afirma que os programas de incentivo estão incorporando ferramentas como mídias sociais e jogos, com a finalidade de atrair e manter o interesse de seus clientes.
A exposição global líder para as reuniões dos Estados Unidos e da indústria de eventos, AIBTM atraiu cerca de mil compradores qualificados individualmente e compradores comerciais elegíveis dos EUA e do restante do mundo, durante três dias de negócios e programas de educação.