Realizar um circuito de apresentações, que incentivem os coros das cidades que recebem os concertos do projeto MusiCâmara, a mostrarem o resultado de seu trabalho. Este é o objetivo do I Festival MusiCâmara – Canto Coral, que será realizado neste mês de julho pela Presto Produções e Promoções Artísticas e pelo Ministério da Cultura.
Os coros participantes serão Vocal Phoenix e Madrigal Presto, de São Leopoldo; Coral Júlio Kunz, de Novo Hamburgo; Coral Municipal de Esteio e Coral Petrobras/Refap, de Canoas.

Sendo o canto coral um legado dos imigrantes alemães, o projeto MusiCâmara faz uma homenagem àqueles que durante 189 anos cantaram nas famílias, nas comunidades, nas igrejas, nas sociedades de canto e escolas. Destaque para o Coral Júlio Kunz, que completa em 2013, 125 anos de atividades ininterruptas.
Serão realizados concertos simultâneos em São Leopoldo (Vocal Phoenix e Coral Petrobras/REFAP) e em Esteio (Coral Municipal de Esteio e Coral Júlio Kunz), no dia 18/07, às 19h30. Na sexta-feira (19/07), às 19h30, em Sapucaia do Sul (Madrigal Presto, Coral Petrobras/Refap e Coral Municipal de Esteio) e em Novo Hamburgo (Coral Júlio Kunz e Vocal Phoenix).
No I Festival MusiCâmara – Canto Coral, o evento tem o apoio da Federação de Coros do RS (FecoRS), que vem colaborando no desenvolvimento dos coros, capacitação dos profissionais (regentes, preparadores vocais) do Rio Grande do Sul e do Brasil.
O repertório abrangerá obras eruditas, sacras, populares de compositores brasileiros e estrangeiros, numa grande mostra da linguagem coral.
Segundo o produtor cultural da Presto, Ailton Abreu, há a ideia de ampliar o Festival MusiCâmara nos próximos anos. “Nos demais anos queremos ampliar, trazer outros grupos de música de câmara, não somente voltado ao canto coral. Queremos fazer um grande movimento musical, possivelmente aumentando o número de dias também”, explica.