
Sétimo produtor nacional de abacaxi da variedade pérola, o Tocantins vai sediar, pela primeira vez, o quinto Simpósio Brasileiro da Cultura do Abacaxi. Destinado a produtores, técnicos e estudantes das áreas agrárias.
Com o tema “Produção de Qualidade com Tecnologia e Sustentabilidade”, a quinta edição do simpósio será realizada em Palmas, nos dias 23 e 24/10. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site.
O objetivo do evento é oportunizar a troca de experiência entre a pesquisa, produção, comercialização e beneficiamento, visando a contribuir para a ampliação do número de pesquisa na área, transferir novas tecnologias para o setor produtivo e colaborar com a formação de recursos humanos na área.
Na programação, temas sobre normas, perspectivas, manejo, Produção Integrada de Frutas (PIF) e as tecnologias indicadas para incrementar a qualidade e a eficiência da abacaxicultura.
José Américo Vasconcelos, assessor de Desenvolvimento Vegetal da Secretaria da Agricultura e Pecuária, caracterizando a cultura como uma das mais importantes do ponto de vista socioeconômico, pois para a sua viabilização há necessidade de mão-de-obra em várias etapas, “Em média a cultura gera três empregos diretos por hectare”.