A Universidade Federal do Ceará, a UFC, estuda a possibilidade de trocar a sigla da instituição para UFCE por causa do torneio de Artes Marciais Mistas (MMA), o Ultimate Fighting Championship, conhecido como UFC.
De acordo com o reitor Jejualdo Farias, há um incômodo gerado pelas pesquisas na internet que acabam colocando o torneio frente à universidade. “[Esse incômodo] surgiu mais fora do que dentro da instituição”, destaca Farias.
A universidade possui a marca UFC registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) até 2018, porém, considerando a proximidade da data, a instituição pretende abrir espaço para debater o problema com os conselhos e unidades acadêmicas.
“A tendência seria até manter o nome. Mas vai continuar incomodando porque [o Ultimate Fighting Championship] é uma atividade muito distante do referencial da universidade”, explica Farias.
“Quando estiver mais próximo da data, vamos perguntar à comunidade o que ela deseja”, destaca. Caso a proposta seja aceita, a UFC passará a seguir o padrão adotado pelas demais universidades federais localizadas em outros Estados do país. Ou seja, o ”UF” virá seguido da sigla do Estado, CE.